HINO NACIONAL – sugestão de atividade

A letra do HINO NACIONAL
parece muito distante da realidade dos alunos. Mesmo aqueles que conseguem
cantá-lo, não sabem muito sobre o significado da letra.

Um projeto que iniciei
ano passado foi o de primeiro trabalhar a letra do Hino, conhecendo os
significados das palavras pouco conhecidas ou em desuso. Desta maneira, além do
uso do dicionário, pode-se trabalhar gramática, como a questão do uso do
sujeito.

Dependendo da série,
pode-se apresentar uma atividade com grau maior de dificuldade. Para o 6º ano,
o uso de dicionário é uma ótima atividade, além de conhecer as palavras do
HINO, saber usar o dicionário é fundamental para qualquer matéria.


ETAPA

  • Distribuir uma cópia do Hino Nacional
    para cada aluno (ou dupla) ou pedir que eles copiem do livro didático ou
    apostila caso tenham;

  • Solicitar que sublinhem as palavras
    que não conhecem, o significado e fazer uma lista no caderno;

  • Solicitar que procurem no
    dicionário,  e escrevam no caderno,
    lembrando que o dicionário apresenta várias definições para um mesmo verbete,
    devem  escolher aquele que mais se aproxima
    do sentido na frase;

  • Trocar a s palavra sublinhada no HINO por
    seus  significados;

Fazer a leitura do hino, verificando
se assim ficou mais claro o entendimento e responder as questões abaixo:

1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de
um povo heróico?
2. Explique porque “A liberdade brilhou no céu da pátria”.

3.O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a liberdade política      ( ) a
liberdade econômica        ( ) a liberdade intelectual

4. Nossa liberdade foi conseguida:
( ) facilmente     ( ) com luta      ( )
através de acordos

5. Copie os versos que comprovam a resposta da questão anterior.

6. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais
amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o
poeta?
7. O que significa a  expressão
“Florão da América” ?

8. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá a vida por seu país.
9. A que igualdade o autor se refere?
10. Por que a expressão “Deitado eternamente em berço esplêndido”?
11. O que o Hino Nacional brasileiro representa para você?


* É interessante dar as
informações abaixo, antes ou durante a primeira etapa:

Os autores:  Joaquim
Osório Duque Estrada (1870 -Pati do Alferes,RJ – 1927 RJ. Foi professor do
Colégio D. Pedro II e da Escola Normal, poeta e crítico literário.
Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865 RJ). Dedicou-se à música desde a
infância, fundou  Sociedade Beneficente
Musical e o Conservatório de Música do Rio de Janeiro.
                                

Estilo do texto é parnasiano, privilegia mais a  forma do que a clareza da mensagem(o que gera
a dificuldade de compreensão.

Na segunda parte do hino, os trechos que estão entre aspas foram
extraídos do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.

  Sugestões de respostas
1. Dom Pedro I vinha
de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de
declarar a independência do Brasil.

Brado é grito. Retumbante é estrondoso, barulhento, para fazer um contraste com
a placidez das margens do rio Ipiranga.
As margens calmas do rio Ipiranga ouviram o grito estrondoso de um herói (Dom
Pedro I), que representava todo o povo brasileiro.

2. A Independência transformava uma
nação colonial, dependente de Portugal, em um novo país autônomo e livre. Nesse
trecho compara-se a liberdade a um sol brilhante que ilumina o céu (Pátria),
antes obscurecida pelo colonialismo.

3.O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( X ) a liberdade política      ( ) a liberdade econômica        ( ) a liberdade intelectual

4. Nossa liberdade foi conseguida:
( ) facilmente     (X) com luta     
( ) através de acordos

5. Se o penhor dessa
igualdade


Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte
!
6. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa
vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do
Exílio”. Quem é o poeta?
 Gonçalves Dias.
7. Florão era o enfeite de ouro em forma
de flor, pode significar que o Brasil se sobressai na América.

A idéia que Duque Estrada quer transmitir é a de que a localização geográfica
do Brasil.

8. 
Mas se ergues da justiça a clava
forte

Verás que o filho teu não foge à luta,
Nem teme quem te adora a própria morte.

9. A igualdade de direitos.
10. As montanhas, as matas, os rios, toda
a natureza formam a imagem de um berço, além do mais, o Brasil, uma nação que
se tornara recentemente independente, era como um imenso país recém-nascido
11. 
(resposta pessoal)


ETAPA

Levantar
a questão:



Qual
é o sujeito de Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado
retumbante…”?



(Certamente
haverá dificuldade para responder essa questão e muitos não entenderão)



Resposta:



Sujeito simples –  As
margens plácidas do Ipiranga – núcleo: margens.
Verbo transitivo direto: ouviu.
Objeto direto: o brado retumbante de um
povo heróico.
 



Lembrando
que nos versos ocorre quase sempre a inversão dos termos, uma forma de facilitar
o entendimento é  colocar o HINO NACIONAL
na sua ordem direta:


As margens plácidas do Ipiranga ouviram
brado retumbante de
um povo heróico,

e, nesse
instante o sol da Liberdade

Brilhou, em
raios fúlgidos,no céu da Pátria.

Se
conseguimos conquistar com braço forte

penhor desta
igualdade,

em teu seio,
ó Liberdade, o nosso peito

desafia
a´própria morte!

Ó Pátria
amada ,

idolatrada,
salve!salve!

Brasil , se
imagem do
Cruzeiro resplandece

em teu céu
formoso, risonho e límpido,

um sonho intenso,
um raio vívido

de amor e de
esperança desce à terra.

És belo, és
forte, impávido
colosso,

gigante pela
própria natereza,

e o teu
futuro espelha essa grandeza

Ó Pátria
amada,

Brasil,
[apenas ].tu,

entre outras
mil [terras],

és adorada!
Pátria amada,
Brasil,

és mãe gentil dos
filhos deste solo!

Ó Brasil,
florão da América,

deitado
eternamente em berço esplendido,

ao som do
mar e à luz do céu profundo,

fulguras
iluminado ao sol do Novo Mundo!

Teus campos
lindos, risonhos, têm mais flores

do que a
terra mais garrida; [e assim com]

“nossos
borques têm mais vida,” [também]

“nossa vida”
no teu seio [tem] “mais amores”

.
O Pátria
amada…

Brasil, o
lábaro estrelado que ostentas

seja símbolo
de amor eterno,

e o
verde-louro dessa flâmula diga:

– Paz no
futuro e glória no passado.

Mas se
ergues a clava forte da justiça,

verás que um
filho teu não foge à luta,

quem te
adora não teme nem a própria morte.

Terra
adorada.





GLOSSÁRIO

Brado:
Grito
Retumbante: som que se espalha com barulho
Fúlgido: que brilha, cintilante
Penhor: garantia
Idolatrada: Cultuada, amada
Vívido: intenso
Formoso: lindo, belo
Límpido: puro, que não está poluído
Cruzeiro: Constelação (estrelas) do Cruzeiro do Sul
Resplandece: que brilha, iluminidada
Impávido: corajoso
Colosso:
grande
Espelha: reflete
Gentil: Generoso, acolhedor
Fulguras: Brilhas, desponta com importância
Florão: flor de ouro
Garrida: Florida, enfeitada com flores
Idolatrada: Cultivada, amada acima de tudo
Lábaro: bandeira
Ostentas: Mostras com orgulho
Flâmula: Bandeira Clava: arma primitiva de guerra, tacape

São apenas sugestões, há vários sites sobre o Hino Nacional que poderá
pesquisar e encontrar outras sugestões.

Este post tem 7 comentários

  1. Anônimo

    Poderia colocar as respostas aqui.

  2. Anônimo

    Amei o projeto do Hino Nacional

  3. Anônimo

    gostaria de saber as respostas das perguntas logo acima

  4. Anônimo

    Queria saber as respostas Urgentemente..

Deixe um comentário para Texto em Movimento Cancelar resposta