HINO NACIONAL – sugestão de atividade

A letra do HINO NACIONAL
parece muito distante da realidade dos alunos. Mesmo aqueles que conseguem
cantá-lo, não sabem muito sobre o significado da letra.

Um projeto que iniciei
ano passado foi o de primeiro trabalhar a letra do Hino, conhecendo os
significados das palavras pouco conhecidas ou em desuso. Desta maneira, além do
uso do dicionário, pode-se trabalhar gramática, como a questão do uso do
sujeito.

Dependendo da série,
pode-se apresentar uma atividade com grau maior de dificuldade. Para o 6º ano,
o uso de dicionário é uma ótima atividade, além de conhecer as palavras do
HINO, saber usar o dicionário é fundamental para qualquer matéria.


ETAPA

  • Distribuir uma cópia do Hino Nacional
    para cada aluno (ou dupla) ou pedir que eles copiem do livro didático ou
    apostila caso tenham;

  • Solicitar que sublinhem as palavras
    que não conhecem, o significado e fazer uma lista no caderno;

  • Solicitar que procurem no
    dicionário,  e escrevam no caderno,
    lembrando que o dicionário apresenta várias definições para um mesmo verbete,
    devem  escolher aquele que mais se aproxima
    do sentido na frase;

  • Trocar a s palavra sublinhada no HINO por
    seus  significados;

Fazer a leitura do hino, verificando
se assim ficou mais claro o entendimento e responder as questões abaixo:

1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de
um povo heróico?
2. Explique porque “A liberdade brilhou no céu da pátria”.

3.O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a liberdade política      ( ) a
liberdade econômica        ( ) a liberdade intelectual

4. Nossa liberdade foi conseguida:
( ) facilmente     ( ) com luta      ( )
através de acordos

5. Copie os versos que comprovam a resposta da questão anterior.

6. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais
amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o
poeta?
7. O que significa a  expressão
“Florão da América” ?

8. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá a vida por seu país.
9. A que igualdade o autor se refere?
10. Por que a expressão “Deitado eternamente em berço esplêndido”?
11. O que o Hino Nacional brasileiro representa para você?


* É interessante dar as
informações abaixo, antes ou durante a primeira etapa:

Os autores:  Joaquim
Osório Duque Estrada (1870 -Pati do Alferes,RJ – 1927 RJ. Foi professor do
Colégio D. Pedro II e da Escola Normal, poeta e crítico literário.
Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865 RJ). Dedicou-se à música desde a
infância, fundou  Sociedade Beneficente
Musical e o Conservatório de Música do Rio de Janeiro.
                                

Estilo do texto é parnasiano, privilegia mais a  forma do que a clareza da mensagem(o que gera
a dificuldade de compreensão.

Na segunda parte do hino, os trechos que estão entre aspas foram
extraídos do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.

  Sugestões de respostas
1. Dom Pedro I vinha
de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de
declarar a independência do Brasil.

Brado é grito. Retumbante é estrondoso, barulhento, para fazer um contraste com
a placidez das margens do rio Ipiranga.
As margens calmas do rio Ipiranga ouviram o grito estrondoso de um herói (Dom
Pedro I), que representava todo o povo brasileiro.

2. A Independência transformava uma
nação colonial, dependente de Portugal, em um novo país autônomo e livre. Nesse
trecho compara-se a liberdade a um sol brilhante que ilumina o céu (Pátria),
antes obscurecida pelo colonialismo.

3.O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( X ) a liberdade política      ( ) a liberdade econômica        ( ) a liberdade intelectual

4. Nossa liberdade foi conseguida:
( ) facilmente     (X) com luta     
( ) através de acordos

5. Se o penhor dessa
igualdade


Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte
!
6. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa
vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do
Exílio”. Quem é o poeta?
 Gonçalves Dias.
7. Florão era o enfeite de ouro em forma
de flor, pode significar que o Brasil se sobressai na América.

A idéia que Duque Estrada quer transmitir é a de que a localização geográfica
do Brasil.

8. 
Mas se ergues da justiça a clava
forte

Verás que o filho teu não foge à luta,
Nem teme quem te adora a própria morte.

9. A igualdade de direitos.
10. As montanhas, as matas, os rios, toda
a natureza formam a imagem de um berço, além do mais, o Brasil, uma nação que
se tornara recentemente independente, era como um imenso país recém-nascido
11. 
(resposta pessoal)


ETAPA

Levantar
a questão:



Qual
é o sujeito de Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado
retumbante…”?



(Certamente
haverá dificuldade para responder essa questão e muitos não entenderão)



Resposta:



Sujeito simples –  As
margens plácidas do Ipiranga – núcleo: margens.
Verbo transitivo direto: ouviu.
Objeto direto: o brado retumbante de um
povo heróico.
 



Lembrando
que nos versos ocorre quase sempre a inversão dos termos, uma forma de facilitar
o entendimento é  colocar o HINO NACIONAL
na sua ordem direta:


As margens plácidas do Ipiranga ouviram
brado retumbante de
um povo heróico,

e, nesse
instante o sol da Liberdade

Brilhou, em
raios fúlgidos,no céu da Pátria.

Se
conseguimos conquistar com braço forte

penhor desta
igualdade,

em teu seio,
ó Liberdade, o nosso peito

desafia
a´própria morte!

Ó Pátria
amada ,

idolatrada,
salve!salve!

Brasil , se
imagem do
Cruzeiro resplandece

em teu céu
formoso, risonho e límpido,

um sonho intenso,
um raio vívido

de amor e de
esperança desce à terra.

És belo, és
forte, impávido
colosso,

gigante pela
própria natereza,

e o teu
futuro espelha essa grandeza

Ó Pátria
amada,

Brasil,
[apenas ].tu,

entre outras
mil [terras],

és adorada!
Pátria amada,
Brasil,

és mãe gentil dos
filhos deste solo!

Ó Brasil,
florão da América,

deitado
eternamente em berço esplendido,

ao som do
mar e à luz do céu profundo,

fulguras
iluminado ao sol do Novo Mundo!

Teus campos
lindos, risonhos, têm mais flores

do que a
terra mais garrida; [e assim com]

“nossos
borques têm mais vida,” [também]

“nossa vida”
no teu seio [tem] “mais amores”

.
O Pátria
amada…

Brasil, o
lábaro estrelado que ostentas

seja símbolo
de amor eterno,

e o
verde-louro dessa flâmula diga:

– Paz no
futuro e glória no passado.

Mas se
ergues a clava forte da justiça,

verás que um
filho teu não foge à luta,

quem te
adora não teme nem a própria morte.

Terra
adorada.





GLOSSÁRIO

Brado:
Grito
Retumbante: som que se espalha com barulho
Fúlgido: que brilha, cintilante
Penhor: garantia
Idolatrada: Cultuada, amada
Vívido: intenso
Formoso: lindo, belo
Límpido: puro, que não está poluído
Cruzeiro: Constelação (estrelas) do Cruzeiro do Sul
Resplandece: que brilha, iluminidada
Impávido: corajoso
Colosso:
grande
Espelha: reflete
Gentil: Generoso, acolhedor
Fulguras: Brilhas, desponta com importância
Florão: flor de ouro
Garrida: Florida, enfeitada com flores
Idolatrada: Cultivada, amada acima de tudo
Lábaro: bandeira
Ostentas: Mostras com orgulho
Flâmula: Bandeira Clava: arma primitiva de guerra, tacape

São apenas sugestões, há vários sites sobre o Hino Nacional que poderá
pesquisar e encontrar outras sugestões.

Este post tem 7 comentários

  1. Anônimo

    Poderia colocar as respostas aqui.

  2. Anônimo

    Amei o projeto do Hino Nacional

  3. Anônimo

    gostaria de saber as respostas das perguntas logo acima

  4. Anônimo

    Queria saber as respostas Urgentemente..

Deixe um comentário