1.Cascão e Cebolinha Observe a tirinha abaixo. Ela conta uma história apenas utilizando desenhos (linguagem não verbal). Agora transforme-a em linguagem verbal, contando essa história com suas palavras. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________…
Continuar lendo
Atividades – linguagem verbal e não verbal
Erro de grafia leva polícia a prender quadrilha Grupo preso em condomínio é suspeito de roubar R$ 15 mi da protege. Erro de português denunciou ação do bando Um erro de…
Continuar lendo
Interpretação de notícia: Erro de grafia leva polícia a prender quadrilha
Caro (a) professor (a), Estou criando uma página aqui no blog para falar de leitura e os livros que a garotada gosta de ler. A ideia é trocar dicas com…
Continuar lendo
O que seus alunos leem?
Jornal na sala de aula Alunos do 7º ano nas atividades com jornal Do impresso ao on-line, os jornais são ótimas fontes para pesquisa e para a obtenção de…
Continuar lendo
Jornal na sala de aula
Mais uma crônica...algumas das questões foram adaptadas do Saresp Herói da Língua Vocês se lembram do meu amigo Toninho Vernáculo. Já falei dele uma vez, contei histórias da mania que…
Continuar lendo
Herói da língua – interpretação 9º ano
Com essa crônica podemos trabalhar: as vozes na narrativa, discurso direto/indireto e a interpretação de elementos implícitos e explícitos. O teste da rosa Digamos que você tem uma rosa. Uma…
Continuar lendo
O teste da rosa – crônica para interpretação 9º ano
Algumas das questões foram adaptadas do SARESP A LEITEIRA E O BALDE DE LEITE Joana, carregando na cabeça um balde de leite, dirigia-se rapidamente para a aldeia. A fim de…
Continuar lendo
Interpretação 6ºano A leiteira e o balde
Texto de Ruth Rocha, uma aventura FUTEBOLÍSTICA, interessante para falar da importância das regras. Todo início de ano letivo é preciso lembrar que para o bom funcionamento da escola todos…
Continuar lendo
Armandinho, o juiz – sugestão de atividade sobre regras
O dia a dia do professor – Nova Escola lança livro sobre os desafios em sala de aula Fonte: Jornal SupraBR - Por Fátima Pereira e Paulo Velasquez Nesta última…
Continuar lendo
Lançamento do livro Dia a dia do professor- Revista Nova Escola
ATIVIDADES (1 ao 8) Assinale a resposta correspondente à alternativa e complete corretamente as lacunas: 1. “É preciso que ______________novidades interessantes que ________________e ______________ ao mesmo tempo.” a) surjam/ divertem/instruam …
Continuar lendo
Atividade – Gramática
Quando falamos em tecnologia na educação, geralmente pensamos no uso de mídias eletrônicas, informática, ou seja, tecnologia digital. Esquecemos que o papel e o livro foram tecnologias revolucionárias em suas…
Continuar lendo
A história da tecnologia na educação
Esse vídeo traz uma forma divertida para se trabalhar a conjugação verbal.Da TV ESCOLA
Continuar lendo
Aprender brincando – conjugação verbal