Conto de escola – Machado de Assis
Planejamento:
Objetivos
Despertar o interesse pela literatura – a leitura como fonte de conhecimento e de prazer;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
Justificativa
Apresentar aos alunos um importante escritor brasileiro , cuja obra é sempre atual:
apesar do ambiente retratado no conto estar muito distante da realidade dos alunos
do século 21.
Realização:
Finalidades
Distinguir o gênero conto de outros gêneros narrativos, considerando a sequência
narrativa , personagens, espaço, tempo e narrador;
Reflexão sobre a escola no século 19 e a escola atual.
Estratégias
Leitura colaborativa: durante a leitura, são levantadas questões os sobre as pistas
linguísticas que possibilitam a atribuição de determinados sentidos, escolha
do vocabulário, personagens: características físicas e psicológicas, descrição
do espaço, tipo de narrador, etc.
Habilidades
Levantamento de hipóteses de interpretação, inferências locais e gerais;
Reconhecimento das marcas do gênero;
Ampliação do conhecimento de mundo.
Capacidades
Ativação dos conhecimentos prévios;
Produção de inferências;
Elaboração de apreciações (estéticas/ afetivas/ éticas).
Contexto
O aluno deve perceber que a história se passa no século 19 (1840), outro momento histórico e
social; o vocabulário apresenta algumas palavras e expressões desconhecidas pelos alunos,
que podem ser compreendidas pelo contexto (inferência local) e também fazer uso do dicionário.
Em relação ao gênero conto, deve observar que a narrativa se passa em curto espaço de
tempo e espaço delimitado.
Problematizações
Discussão oral: Castigos aplicados em crianças com vara de marmeleiro e palmatória;
Como é a escola atual? Hoje esses castigos seriam permitidos? O estatuto da criança e
do adolescente.
Avaliação:
A atividade envolveu todos os alunos, que ouviram o conto prestando atenção no enredo e
nas características das personagens?
Trabalhou-se a oralidade, a participação voluntária
Trabalhou-se a oralidade, a participação voluntária
dos alunos? Houve troca de impressões e ideias sobre os conflitos vividos pelas personagens,
discussão sobre a ESCOLA atual, que vai além do ensinar “ler, escrever e contar”?