Qual a diferença entre
propaganda e publicidade?
No Brasil há muita confusão
entre esses dois termos, mas a distinção entre propaganda e publicidade é o
objetivo do lucro, a vantagem econômica. A publicidade tem a finalidade de divulgar comercialmente um
produto ou um serviço enOquanto a propaganda visa a um objetivo ideológico,
religioso, filosófico, político, econômico ou social. (Fonte: Publicidade e propaganda no Código de Defesa – http://www.ambito-juridico.com.br)
entre esses dois termos, mas a distinção entre propaganda e publicidade é o
objetivo do lucro, a vantagem econômica. A publicidade tem a finalidade de divulgar comercialmente um
produto ou um serviço enOquanto a propaganda visa a um objetivo ideológico,
religioso, filosófico, político, econômico ou social. (Fonte: Publicidade e propaganda no Código de Defesa – http://www.ambito-juridico.com.br)
Sugestão de atividade: Anúncio
publicitário
publicitário
Através da análise desse gênero,
percebemos que a publicidade é produzida por empresas e prestadores de serviços
com a finalidade de tornar o seu produto conhecido e assim despertar nos
consumidores o desejo de possuí-lo. A publicidade usa de vários artifícios para
persuadir o consumidor.
percebemos que a publicidade é produzida por empresas e prestadores de serviços
com a finalidade de tornar o seu produto conhecido e assim despertar nos
consumidores o desejo de possuí-lo. A publicidade usa de vários artifícios para
persuadir o consumidor.
Objetivos: desenvolver o senso
crítico, entender a publicidade é um gênero textual, identificar os elementos
recorrentes ao gênero.
crítico, entender a publicidade é um gênero textual, identificar os elementos
recorrentes ao gênero.
(atividades de alunos)
1ª etapa
Dividir os alunos em dupla (ou pequenos grupos) e distribuir jornais e revistas. Cada dupla deve escolher um anúncio e observar os seguintes itens:
Espaço que o anúncio ocupa na página;
Cor, tamanho e forma das letras;
Imagens;
Slogan/ logomarca;
Argumentos usados para convencer o consumidor;
Linguagem formal/ informal;
Público-alvo;
Finalidade;
Anunciante;
Outras observações que julgar relevante.
2ª etapa
Após observar todos os itens, recortar o anúncio, colar em uma folha sulfite e anotar as informações.
3ª etapa
Criação de anúncio publicitário.
MUITO LEGAL ME AJUDOU MUITO
Parabéns por compartilhar suas ideias. É através de pessoas como vc que nos tornamos melhores a cada dia.