Lendo e aprendendo com Zapty, o
extraterrestre
extraterrestre
Por Fátima Pereira
Jornal SuperaBR – www.jornalsuperabr.com.br
Uma simples ideia pode virar um
grande projeto. Foi assim que nasceu Zapty, um extraterrestre muito simpático
que está fazendo sucesso entre a garotada.
grande projeto. Foi assim que nasceu Zapty, um extraterrestre muito simpático
que está fazendo sucesso entre a garotada.
Paulo Moraes, 52, advogado e professor de história é o idealizador do
projeto VIVO… LENDO E APRENDENDO, que
tem como eixo principal o incentivo à leitura. Casado, pai de Maria Flor,
Érico, Vitor e Bruno, gosta de ler, ouvir música e se dedicar à família. Como professor reconhece que a leitura é um
poderoso instrumento que precisa se tornar um hábito entre nossas crianças e
jovens.
Conheça um pouco mais sobre o autor de Zapty o extraterrestre e seu importante projeto de leitura.
Jornal SuperaBR: Em
que momento da sua vida você descobriu a literatura? Lembra-se de algum livro
em especial?
que momento da sua vida você descobriu a literatura? Lembra-se de algum livro
em especial?
Paulo: Foi com 12 ou 13
anos. Havia um evento em minha cidade, Anápolis-Go, todos os domingos pela
manhã na “Praça das Mães”, onde dezenas de pessoas se reuniam para vender,
comprar e principalmente efetuar a troca de: LIVROS, REVISTAS EM QUADRINHOS e GIBIS.
Lembro-me também dos “bolsilivros” histórias de “faroeste americano” e que
ficava contando os dias, ia junto com meus dois irmãos mais velhos. Então,
líamos aquela quantidade de gibis e revistas em quadrinho durante a semana e no
domingo trocava-se por outras. Era maravilhoso. O livro marcante de minha
infância foi “O caso da borboleta Atíria” e “O Pequeno Príncipe”.
anos. Havia um evento em minha cidade, Anápolis-Go, todos os domingos pela
manhã na “Praça das Mães”, onde dezenas de pessoas se reuniam para vender,
comprar e principalmente efetuar a troca de: LIVROS, REVISTAS EM QUADRINHOS e GIBIS.
Lembro-me também dos “bolsilivros” histórias de “faroeste americano” e que
ficava contando os dias, ia junto com meus dois irmãos mais velhos. Então,
líamos aquela quantidade de gibis e revistas em quadrinho durante a semana e no
domingo trocava-se por outras. Era maravilhoso. O livro marcante de minha
infância foi “O caso da borboleta Atíria” e “O Pequeno Príncipe”.
Jornal SuperaBR: Você
é advogado e também professor. Quando surgiu a vontade de trabalhar na área da
educação?
é advogado e também professor. Quando surgiu a vontade de trabalhar na área da
educação?
Paulo:Terminei o curso de Direito em 1990, na UNIEVANGÉLICA em
Anápolis-GO; em 1991 passei no exame da OAB-GO, atuo mais na área Penal
e Família. Desde a adolescência, sempre tive o desejo
de lecionar. Em 2011 resolvi fazer a graduação de Licenciatura em História,
pela PUC Goiás, estou lecionando há quase dois anos na Escola Estadual Jardim Novo Mundo, no Ensino
Fundamental. Conclui em dezembro/2013 a Pós-Graduação em “Docência
Universitária”, pela Faculdade Católica de Anápolis-GO.
Anápolis-GO; em 1991 passei no exame da OAB-GO, atuo mais na área Penal
e Família. Desde a adolescência, sempre tive o desejo
de lecionar. Em 2011 resolvi fazer a graduação de Licenciatura em História,
pela PUC Goiás, estou lecionando há quase dois anos na Escola Estadual Jardim Novo Mundo, no Ensino
Fundamental. Conclui em dezembro/2013 a Pós-Graduação em “Docência
Universitária”, pela Faculdade Católica de Anápolis-GO.
Jornal SuperaBR: Você
tem filhos, eles são sua inspiração? Eles gostam de ler?
tem filhos, eles são sua inspiração? Eles gostam de ler?
Paulo: Sim, meus filhos me
inspiram. Tenho quatro: a Maria Flor, caçula
com 3 anos, Érico com 16, Victor com 18 e Bruno com 22 é “Especial”, em todos
os sentidos, (PC e DV), estuda na APAE desde
1999. O Érico e o Victor leem bastante, e a Maria Flor que já está na escola,
demonstra interesse por livros e revistas.
inspiram. Tenho quatro: a Maria Flor, caçula
com 3 anos, Érico com 16, Victor com 18 e Bruno com 22 é “Especial”, em todos
os sentidos, (PC e DV), estuda na APAE desde
1999. O Érico e o Victor leem bastante, e a Maria Flor que já está na escola,
demonstra interesse por livros e revistas.
Jornal SuperaBR: Quando
surgiu a ideia de criar uma personagem para as crianças?
surgiu a ideia de criar uma personagem para as crianças?
Bom… a ideia surgiu logo após eu plantar
três mudas de árvores (bálsamo) em um parque da cidade, foi em 2007, uma para
cada filho. Em seguida (2008) resolvi escrever o livro, seguindo o ditado
popular “tenho três filhos, plantei três mudas de árvore (…)” estava faltando
escrever um livro. E, também para homenagear meus filhos (eles são, juntamente
com o Zapty, os personagens principais do livro).
três mudas de árvores (bálsamo) em um parque da cidade, foi em 2007, uma para
cada filho. Em seguida (2008) resolvi escrever o livro, seguindo o ditado
popular “tenho três filhos, plantei três mudas de árvore (…)” estava faltando
escrever um livro. E, também para homenagear meus filhos (eles são, juntamente
com o Zapty, os personagens principais do livro).
Jornal SuperaBR: O
livro Zapty faz parte de um projeto de incentivo à leitura. Como surgiu esse
projeto?
livro Zapty faz parte de um projeto de incentivo à leitura. Como surgiu esse
projeto?
Paulo: Inicialmente,
seria apenas para homenagear meus filhos, uma brincadeira, até que em 2012, a
Escola do SESI de Goiânia adotou o livro e me convidou para fazer uma palestra
e momento de autógrafos aos alunos do 5º, 6º e 7º ano (193 alunos); foi
marcante esse momento. Em seguida a IFA BRINQUEDOS LTDA, localizada na cidade
de Laranjal Paulista-SP, licenciou o livro e o personagem Zapty. Entretanto, o
que me levou a desenvolver o Projeto, foi uma conversa com a professora de uma
escola, que havia adquirido 150 exemplares do Zapty, certo dia ela me ligou e
disse “Professor, por favor, me dê uma idéia, o que eu faço? Em minhas duas
turmas (70 alunos), que ganharam o livro da Escola, apenas 17 leram o livro”.
seria apenas para homenagear meus filhos, uma brincadeira, até que em 2012, a
Escola do SESI de Goiânia adotou o livro e me convidou para fazer uma palestra
e momento de autógrafos aos alunos do 5º, 6º e 7º ano (193 alunos); foi
marcante esse momento. Em seguida a IFA BRINQUEDOS LTDA, localizada na cidade
de Laranjal Paulista-SP, licenciou o livro e o personagem Zapty. Entretanto, o
que me levou a desenvolver o Projeto, foi uma conversa com a professora de uma
escola, que havia adquirido 150 exemplares do Zapty, certo dia ela me ligou e
disse “Professor, por favor, me dê uma idéia, o que eu faço? Em minhas duas
turmas (70 alunos), que ganharam o livro da Escola, apenas 17 leram o livro”.
Ou seja,
apenas 20% dos alunos leram o livro. Comecei pensar em uma “fórmula” para fazer
com que os alunos leiam mais, o Projeto foi surgindo naturalmente, e sempre
surgem novas idéias. A forma como o Projeto: VIVO…LENDO E APRENDENDO foi
concebido, aumenta esse índice para 95% podendo chegar a 100%. O projeto está
estruturado em quatro pilares:
apenas 20% dos alunos leram o livro. Comecei pensar em uma “fórmula” para fazer
com que os alunos leiam mais, o Projeto foi surgindo naturalmente, e sempre
surgem novas idéias. A forma como o Projeto: VIVO…LENDO E APRENDENDO foi
concebido, aumenta esse índice para 95% podendo chegar a 100%. O projeto está
estruturado em quatro pilares:
1) O Livro Zapty o Extraterrestre, como a “ferramenta”
principal;
principal;
2) A Ficha de Leitura/atividade de interpretação de texto
(o aluno precisa ler e reler o livro para responder as questões), a idéia é que
a Professora utilize esta atividade como uma das notas de avaliação do
bimestre;
(o aluno precisa ler e reler o livro para responder as questões), a idéia é que
a Professora utilize esta atividade como uma das notas de avaliação do
bimestre;
3) O momento de AUTÓGRAFOS, que é também o momento dos
alunos interagirem com o autor, é um momento “mágico” inesquecível, sobretudo
para crianças da 4º e 5º ano;
alunos interagirem com o autor, é um momento “mágico” inesquecível, sobretudo
para crianças da 4º e 5º ano;
4) Oficina sobre técnicas de leitura e como se dá a
publicação de um livro, quais as fases, etc.
publicação de um livro, quais as fases, etc.
5) o cenário, ou seja, o aspecto LÚDICO do projeto: BANNERS,
DISPLAYS e BONECO INFLÁVEL DO ZAPTY.
DISPLAYS e BONECO INFLÁVEL DO ZAPTY.
Jornal SuperaB: Qual
a importância desse projeto para as escolas?
a importância desse projeto para as escolas?
Paulo: O objetivo
principal é despertar nas crianças na faixa etária, entre 08 e 11 o interesse
pelos livros, pelo o prazer da leitura, a idéia é que a Professora explore o máximo
as possibilidades do livro: Avaliação de leitura, os alunos podem colorir
durante as aulas de arte, as 15 gravuras do livro; e, como opção a mais de
evento cultural.
principal é despertar nas crianças na faixa etária, entre 08 e 11 o interesse
pelos livros, pelo o prazer da leitura, a idéia é que a Professora explore o máximo
as possibilidades do livro: Avaliação de leitura, os alunos podem colorir
durante as aulas de arte, as 15 gravuras do livro; e, como opção a mais de
evento cultural.
Jornal SuperaBR: Como
tem sido a acolhida desse projeto pelos educadores e alunos?
tem sido a acolhida desse projeto pelos educadores e alunos?
Paulo: A acolhida pelos
educadores e alunos tem sido muito legal, de entusiasmo e o que é legal é que
nós professores somos criativos, cheios de ideias. O grande e grave problema é
a gestão, quase sempre esbarra, é adiado para o próximo orçamento, para o
próximo ano. Contudo, é gratificante quando vemos nos olhos dos alunos a
alegria de receber o livro autografado pelo autor, tirar uma foto, dar um abraço…
não tem dinheiro que pague.
educadores e alunos tem sido muito legal, de entusiasmo e o que é legal é que
nós professores somos criativos, cheios de ideias. O grande e grave problema é
a gestão, quase sempre esbarra, é adiado para o próximo orçamento, para o
próximo ano. Contudo, é gratificante quando vemos nos olhos dos alunos a
alegria de receber o livro autografado pelo autor, tirar uma foto, dar um abraço…
não tem dinheiro que pague.
Jornal SuperaBR:
Aliando essas duas áreas de formação (Direito e Educação), você já desenvolveu
algum outro projeto?
Aliando essas duas áreas de formação (Direito e Educação), você já desenvolveu
algum outro projeto?
Paulo: Preocupado com a
juventude, publiquei o Manual do Estudante- Justiça, Direito e Cidadania com
informações relevantes sobre temas como Bullyng, Violência na escola, Gravidez
precoce, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros. O manual é voltado
para o ensino médio.
juventude, publiquei o Manual do Estudante- Justiça, Direito e Cidadania com
informações relevantes sobre temas como Bullyng, Violência na escola, Gravidez
precoce, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros. O manual é voltado
para o ensino médio.
Também
sou palestrante com o
tema: “VIOLÊNCIA NÃO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA SIM!” (abordagem do
tema: “O aluno “problema” é um problema na Escola ou da
Escola?”). As palestras são realizadas em escolas, para alunos aos professores, sobretudo, em início
de ano letivo, evento literário na Secretaria ou na escola, etc. Sendo que
nesses eventos façoa doação de uma cartilha (Manual do estudante) aos participantes.
Em um município próximo a Goiânia, Santa
Rosa-GO, fui contratado pela Sec. Municipal de Saúde, para palestra
sou palestrante com o
tema: “VIOLÊNCIA NÃO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA SIM!” (abordagem do
tema: “O aluno “problema” é um problema na Escola ou da
Escola?”). As palestras são realizadas em escolas, para alunos aos professores, sobretudo, em início
de ano letivo, evento literário na Secretaria ou na escola, etc. Sendo que
nesses eventos façoa doação de uma cartilha (Manual do estudante) aos participantes.
Em um município próximo a Goiânia, Santa
Rosa-GO, fui contratado pela Sec. Municipal de Saúde, para palestra
Jornal SuperaBR: Deixe
uma mensagem sobre a importância da leitura para nossas crianças.
uma mensagem sobre a importância da leitura para nossas crianças.
Paulo: Que procurem dedicar
um tempo à leitura, sabemos que os livros possuem concorrentes fortíssimos, a
internet com suas redes sociais tomam quase todo o tempo das crianças; que
procurem descobrir prazer também nos livros. Afinal, a leitura: “melhora a
concentração e o foco”; “desenvolve a criatividade”, “exercita sua mente”; “proporciona
conhecimento e informação”. Abraço a
todos.
um tempo à leitura, sabemos que os livros possuem concorrentes fortíssimos, a
internet com suas redes sociais tomam quase todo o tempo das crianças; que
procurem descobrir prazer também nos livros. Afinal, a leitura: “melhora a
concentração e o foco”; “desenvolve a criatividade”, “exercita sua mente”; “proporciona
conhecimento e informação”. Abraço a
todos.
Deixo
meus sinceros agradecimentos à professora Fátima pela entrevista, acima de tudo
pela generosidade em conceder esse valioso espaço, para falarmos de algo tão
importante para qualquer nação: CULTURA E EDUCAÇÃO.
meus sinceros agradecimentos à professora Fátima pela entrevista, acima de tudo
pela generosidade em conceder esse valioso espaço, para falarmos de algo tão
importante para qualquer nação: CULTURA E EDUCAÇÃO.
Contatos:
Para saber mais sobre
o Projeto Vivo… Lendo e Aprendendo, o livro Zapty ou as palestras:
o Projeto Vivo… Lendo e Aprendendo, o livro Zapty ou as palestras:
Paulo Morais
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