Aproveitando que tem SARESP agora em novembro,
estou adaptando vários textos usados nas provas mais antigas, mesclando as
questões do SARESP com outras que vou usar com as turmas do 6º ano e para a produção de um pequeno texto (a proposta está após as questões), que depois poderão socializar com os outros alunos.
estou adaptando vários textos usados nas provas mais antigas, mesclando as
questões do SARESP com outras que vou usar com as turmas do 6º ano e para a produção de um pequeno texto (a proposta está após as questões), que depois poderão socializar com os outros alunos.
Uma
lembrança para guardar com carinho
lembrança para guardar com carinho
Hoje
de manhã todo mundo chegou muito contente na escola, porque nós vamos tirar uma fotografia da classe, que vai ficar de lembrança para
a gente guardar por toda a vida, como a professora
disse. Ela também disse para todo mundo vir bem limpo e penteado. Eu entrei no
pátio recreio cheio de
brilhantina na cabeça. Todos os meus amigos já estavam lá e a professora estava brigando com o Godofredo, que veio vestido de
marciano. O Godofredo tem pai muito rico,
de manhã todo mundo chegou muito contente na escola, porque nós vamos tirar uma fotografia da classe, que vai ficar de lembrança para
a gente guardar por toda a vida, como a professora
disse. Ela também disse para todo mundo vir bem limpo e penteado. Eu entrei no
pátio recreio cheio de
brilhantina na cabeça. Todos os meus amigos já estavam lá e a professora estava brigando com o Godofredo, que veio vestido de
marciano. O Godofredo tem pai muito rico,
compra
todos os brinquedos que ele quer. O Godofredo estava dizendo para a professora
que queria de todo jeito ser fotografado de marciano e
que, senão, ele ia embora.
todos os brinquedos que ele quer. O Godofredo estava dizendo para a professora
que queria de todo jeito ser fotografado de marciano e
que, senão, ele ia embora.
O
fotógrafo também já estava lá com a máquina, e a professora disse para ele
andar logo, porque senão a gente ia
perder a aula de matemática. O Agnaldo, que é o primeiro da classe e o queridinho da professora, disse que seria uma pena
não ter aula de matemática, porque ele gosta muito
e tinha feito todos os problemas. O Eudes, um colega muito forte, queria dar um
soco no nariz
fotógrafo também já estava lá com a máquina, e a professora disse para ele
andar logo, porque senão a gente ia
perder a aula de matemática. O Agnaldo, que é o primeiro da classe e o queridinho da professora, disse que seria uma pena
não ter aula de matemática, porque ele gosta muito
e tinha feito todos os problemas. O Eudes, um colega muito forte, queria dar um
soco no nariz
Agnaldo,
mas o Agnaldo usa óculos e a gente não pode bater nele tanto quanto gostaria. A professora começou a gritar que nós éramos
insuportáveis, que se continuasse assim não ia ter mais
fotografia e que ia todo mundo para a classe. Aí o fotógrafo disse: “Vamos,
vamos, calma, calma. Deixe que eu sei
como se fala com criança, vai dar tudo certo.”
O
fotógrafo resolveu que a gente tinha que ficar em três filas: a primeira fila
sentada no chão, a segunda em pé em volta
da professora, que ia ficar sentada numa cadeira, e a terceira, em pé em cima de uns caixotes. Esse fotógrafo tem boas idéias
mesmo.
fotógrafo resolveu que a gente tinha que ficar em três filas: a primeira fila
sentada no chão, a segunda em pé em volta
da professora, que ia ficar sentada numa cadeira, e a terceira, em pé em cima de uns caixotes. Esse fotógrafo tem boas idéias
mesmo.
Fomos
buscar os caixotes que estavam no porão da escola. Foi muito divertido, porque
não havia muita luz no porão e o Rufino enfiou um saco
velho na cabeça e ficou gritando: “UUU! Eu sou fantasma”.
E aí a gente viu a professora chegar. Ela não parecia muito contente, então nós saímos depressa com os caixotes. O único que ficou
foi o Rufino. Com aquele saco ele não via o estava
acontecendo e continuava gritando:
“UUU! Eu sou um fantasma”, e foi a professora que o
saco da cabeça dele. O Rufino levou um baita susto. Quando chegou de novo no
pátio, a professora largou a
orelha dele e bateu com a mão na testa e disse: “Mas vocês estão imundos.” Era verdade, a gente tinha se sujado um pouco fazendo
palhaçadas no porão. A professora estava zangada,
mas aí o fotógrafo disse que não fazia mal, que dava tempo da gente se lavar
enquanto arrumava os caixotes e
a cadeira para a foto. O único que estava com a cara limpa era o Agnaldo, e fora ele também o Godofredo, porque ele
estava com a cabeça dentro do capacete de marciano,
que parecia um aquário. O Godofredo disse para a professora: “Está vendo só, professora, se todos tivessem vindo vestidos como eu
não tinha acontecido nada disso.” Eu vi que a professora
estava com muita vontade de puxar as orelhas do Godofredo, mas não tinha jeito
de segurar, no aquário. Essa roupa de
marciano é um arranjo incrível!
buscar os caixotes que estavam no porão da escola. Foi muito divertido, porque
não havia muita luz no porão e o Rufino enfiou um saco
velho na cabeça e ficou gritando: “UUU! Eu sou fantasma”.
E aí a gente viu a professora chegar. Ela não parecia muito contente, então nós saímos depressa com os caixotes. O único que ficou
foi o Rufino. Com aquele saco ele não via o estava
acontecendo e continuava gritando:
“UUU! Eu sou um fantasma”, e foi a professora que o
saco da cabeça dele. O Rufino levou um baita susto. Quando chegou de novo no
pátio, a professora largou a
orelha dele e bateu com a mão na testa e disse: “Mas vocês estão imundos.” Era verdade, a gente tinha se sujado um pouco fazendo
palhaçadas no porão. A professora estava zangada,
mas aí o fotógrafo disse que não fazia mal, que dava tempo da gente se lavar
enquanto arrumava os caixotes e
a cadeira para a foto. O único que estava com a cara limpa era o Agnaldo, e fora ele também o Godofredo, porque ele
estava com a cabeça dentro do capacete de marciano,
que parecia um aquário. O Godofredo disse para a professora: “Está vendo só, professora, se todos tivessem vindo vestidos como eu
não tinha acontecido nada disso.” Eu vi que a professora
estava com muita vontade de puxar as orelhas do Godofredo, mas não tinha jeito
de segurar, no aquário. Essa roupa de
marciano é um arranjo incrível!
(Goscinny. O Pequeno Nicolau. Martins Fontes, São
Paulo, 1986)
Paulo, 1986)
Nas questões 3 a 7, assinale apenas uma alternativa.
1. a) Quem narra a história?
b)Onde
se passa essa história?
se passa essa história?
2.
a)Quem disse para todo mundo vir bem limpo e
penteado?
a)Quem disse para todo mundo vir bem limpo e
penteado?
b) O
que aconteceria de importante naquele dia?
que aconteceria de importante naquele dia?
3.
“Hoje de manhã todo mundo chegou muito contente na
escola, porque nós vamos fotografia da classe, que vai ficar de lembrança para
a gente guardar por toda a vida”. Nesse trecho, as
palavras grifadas, todo mundo, nós, e a gente
representam
“Hoje de manhã todo mundo chegou muito contente na
escola, porque nós vamos fotografia da classe, que vai ficar de lembrança para
a gente guardar por toda a vida”. Nesse trecho, as
palavras grifadas, todo mundo, nós, e a gente
representam
(A) os
alunos da classe.
alunos da classe.
(B) as pessoas em geral e a professora.
(C) os alunos, a professora e o fotógrafo.
(D) todas as pessoas da cidade.
4. O narrador comenta: “Essa roupa de marciano é
um arranjo incrível”! porque
um arranjo incrível”! porque
(A) com o capacete parece um aquário.
(B) ele acha essa roupa uma fantasia bonita e gostaria
de ter uma.
de ter uma.
(C) o capacete não deixa que a professora puxe as
orelhas de quem está com ele.
orelhas de quem está com ele.
(D) o capacete protege o rosto e o aluno não precisa se
lavar.
lavar.
5. No trecho “e foi a professora que tirou o
saco da cabeça dele“, a palavra grifada quer dizer:
saco da cabeça dele“, a palavra grifada quer dizer:
(A) do
Rufino. (B) do Godofredo. (C) do velho. (D) do Agnaldo.
Rufino. (B) do Godofredo. (C) do velho. (D) do Agnaldo.
6.
Quando o fotógrafo diz “eu sei como se fala com criança“, ele
quer
Quando o fotógrafo diz “eu sei como se fala com criança“, ele
quer
(A) fazer uma brincadeira com a professora.
(B) mostrar que pode, com calma, organizar as crianças para a foto.
(C) mostrar que é preciso ser rigoroso com as crianças.
(D) que as crianças tenham medo dele.
7. Em “O fotógrafo resolveu que a gente tinha que ficar em três
filas:“, os dois pontos servem para
filas:“, os dois pontos servem para
(A) pôr em dúvida a arrumação dos alunos. (B)
obrigar os alunos a ficar em filas.
obrigar os alunos a ficar em filas.
(C) perguntar como seria cada fila. (D) explicar como será cada fita.
Produção textual
Esse texto faz parte do livro O pequeno Nicolau e seus amigos, um garoto que
estudava em uma escola só para meninos. Ele era meio ingênuo, mas junto com seus
amigos, vivia muitas aventuras.
estudava em uma escola só para meninos. Ele era meio ingênuo, mas junto com seus
amigos, vivia muitas aventuras.
Escreva
um pequeno texto contando alguma aventura ou um
momento marcante que você viveu junto com seus amigos. Lembre-se, o narrador
será você, ou seja, o texto será em 1ª. Pessoa. Não esqueça de dar um título bem interessante.
um pequeno texto contando alguma aventura ou um
momento marcante que você viveu junto com seus amigos. Lembre-se, o narrador
será você, ou seja, o texto será em 1ª. Pessoa. Não esqueça de dar um título bem interessante.