Lançamento do livro Dia a dia do professor- Revista Nova Escola

O dia a dia do
professor – Nova Escola lança livro sobre os desafios em sala de aula
Fonte:
Jornal SupraBR – Por Fátima Pereira e Paulo Velasquez

Nesta última
terça-feira, 09, aconteceu o lançamento do livro 
“O
dia a dia do professor: como se preparar para os desafios da sala de aula”, publicado pela Fundação Victor Civita, em
parceria com a Editora Nova Fronteira. O evento realizado na Livraria Cultura
Bourbon Pompeia, em São Paulo, contou com as participações
de Telma Vinha e Neurilene Martins, pedagogas e
colunistas da revista NOVA ESCOLA, e Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da
Fundação Victor Civita.
Na
ocasião, conversamos com a equipe da NOVA ESCOLA sobre os objetivos e as
motivações da publicação do livro. Maggi Krause, diretora de conteúdo da
Fundação, contou que havia muito material na revista Nova Escola que falava ao
professor iniciante e ao professor que já estava na carreira, e havia desafios
que são comuns a todos nas salas de aula. “Eu e a Regina, coordenadora
pedagógica da revista, resolvemos lançar uma edição especial, dividimos em
capítulos, e fizemos um livro para ter a marca da revista Nova Escola nas
livrarias, o professor está nas livrarias”, finalizou.
Meu exemplar autografado pela Neuri. Eu como professora,
 jornalista e admistradora do blog não poderia de registar 
essa foto com Telma e Neuri, colunistas da revista e 
Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da FVC (ao centro).

Regina
Scarpa complementou: “A marca Nova Escola o professor conhece, ele confia, a
revista dialoga com ele em linguagem bem tranquila, jornalística e que, ao
mesmo tempo, tem consistência pedagógica”.
Sobre
sua participação no projeto, a colunista Telma Vinha, da UNICAMP, comentou: “Minha
contribuição na revista está ligada às questões de comportamento: os conflitos,
indisciplinas, a questão do bullyng, e alguns desses artigos foram selecionados
para compor o livro”. 
Neuri,
também colunista da revista, explicou: “Meu diálogo com os professores está
ligado às inquietações que eles enviam para que eu responda na minha coluna
mensal e tratam das práticas pedagógicas, relativas às didáticas, como ensinar,
como avaliar, como acompanhar a aprendizagem, e questões vinculadas aos
projetos didáticos, e remete às possibilidades do professor ter atuação como
protagonista”.
Dando
sequência ao evento, após as conversas e autógrafos, os presentes puderam
acompanhar no auditório da Livraria Cultura uma mesa-redonda com Telma e Neuri,
mediada pela coordenadora Regina. As discussões sobre os desafios em sala de
aula foram enriquecedoras, abordando as principais perguntas que recebem todos
os meses e também questões levantadas pelos presentes. Neuri falou sobre as
inquietações dos professores em relação à aprendizagem, ao letramento, a como
ajudar alunos que não aprendem, as práticas avaliativas. Telma, por sua vez,
falou sobre as questões comportamentais, a recontextualização do papel do
aluno, a aprendizagem colaborativa, os conflitos que surgem na escola.
Sobre
o livro
O livro aborda temas atuais, que fazem parte do cotidiano dos
professores. Sua linguagem é clara e o conteúdo é de fácil entendimento, trazendo
dicas e orientações de diversos especialistas em Educação e professores que
atuam em sala de aula. As questões vão desde o primeiro contato com a turma e a
interação diária, até temas como inclusão, bullying e cyberbullying.
Tanto para quem está começando como para quem já está há anos
na carreira, o livro é um importante aliado para o professor se preparar para
os muitos desafios da sala de aula. O livro já está disponível nas principais
livrarias e a um preço bem convidativo.


Especialistas

Telma Vinha – assina a coluna sobre comportamento na revista NOVA
ESCOLA.
Pedagoga, doutora em educação na área de psicologia,
desenvolvimento humano e educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e
professora do departamento de psicologia educacional dessa mesma instituição.

Neurilene Martins assina a coluna sobre sala de aula na revista NOVA
ESCOLA. 
Pedagoga, doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e
Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora do
curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). 

Regina Scarpa é coordenadora pedagógica
da Fundação Victor Civita.
Mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo
(USP).

Deixe um comentário