Uso de tecnologia influencia nosso cérebro? Interpretação e produção de texto

Preparei essa atividade
pensando na intertextualidade e interpretação de textos de diferentes gêneros
sobre um tema muito recorrente, e que cada vez mais está presente nas salas de
aula e na produção textual.
Uso
de tecnologia influencia nosso cérebro?
Leia os textos a seguir

Texto 1 – Charge de Caco
Galhardo
Disponível
em
http://conexaobytes.blogspot.com.br/2013/02/armazenamento-charge.html
Texto
2
Pesquisa
indica que uso excessivo de celular deixa o cérebro preguiçoso

A praticidade de descobrir rapidamente uma informação que não
vem fácil à memória é uma das grandes vantagens do uso de smartphones. Apesar
de parecer a melhor coisa do mundo quando permitem uma busca na internet para
descobrir como é mesmo o nome daquela atriz ou o endereço daquele restaurante
que um amigo indicou, os celulares inteligentes podem “acomodar” o cérebro.
Estudo canadense feito com usuários de telefones com acesso à internet mostrou
que, quanto mais as pessoas recorrem a esses aparelhos, mais elas podem ser
prejudicadas nas tomadas de decisões. Os autores do trabalho, publicado no
jornal Computers in Human Behavior, acreditam que o uso excessivo dos
dispositivos deixa o cérebro preguiçoso.
O estudo realizado por uma equipe da Universidade de
Waterlloo sugere que a comodidade de ter várias ferramentas que auxiliam em
tarefas do cotidiano pode ser um problema para a saúde das pessoas à medida que
elas deixam de buscar na própria memória as informações de que precisam
[…]
Após os testes, os pesquisadores notaram que os participantes
que tinham habilidades cognitivas mais “afiadas” e uma maior disponibilidade
para pensar de forma analítica gastavam menos tempo usando a função de busca
dos smartphones. 




[…] Descobrimos
que os indivíduos que mais dependem de seus smartphones como uma fonte de
informação são pensadores ‘mais preguiçosos’, isto é, eles tendem a confiar em
seus instintos na resolução de problemas e estão menos dispostos a pensar
logicamente para chegar a uma solução”, explica Pennycook, um dos autores da
pesquisa.
Texto completo
disponível em

Atividades
1.A
ideia principal do texto 1 é:
(  ) a grande capacidade de armazenamento de um
smartphone
(  ) tornou-se impossível viver sem ter todos os
dispositivos eletrônicos
(  ) o cérebro humano é muito limitado, por isso
todos precisam de aparelhos eletrônicos eficientes.
(  ) uso exagerado da tecnologia pode ser
prejudicial
2.A palavra “mequetrefes”, que aparece no último quadro
da tirinha, pode ser
substituída por:
a) brilhantes.                                         b) interessantes
c) criativas.                                            d) inúteis.
3. Segundo o texto 2:
a) Qual é uma das grandes vantagens do uso de smartphones?
b) Apesar da vantagem, qual problema os usos desses celulares
inteligentes podem trazer?
c) Qual foi a conclusão do estudo canadense feito com
usuários desses dispositivos?
4. Pode-se dizer que os dois textos tratam do mesmo assunto?
Justifique.
5. Você gasta muito tempo na internet (seja no celular ou
outro dispositivo)? Como isso afeta suas tarefas diárias?
Produção de texto
De acordo com os textos dessa atividade e sua visão de mundo,
escreva um pequeno texto com o tema:
O celular na vida dos adolescentes
Lembre-se, você pode apresentar argumentos sobre como os
adolescentes usam o celular, a favor, contra, dar exemplos, questionar… Não esqueça de
fazer parágrafos, usar pontuação adequada, manter as ideias claras e prestar atenção à ortografia.

Deixe um comentário