Numerais

Numerais

É a classe gramatical que nos dá a representação de um número, de uma quantidade. Essa representação pode ser escrita ou falada. Os numerais são divididos em 5 tipos conforme sua função:

Cardinais – São a forma mais básica de representação que nós conhecemos, utilizados para indicar quantidades simples. Os numerais cardinais flexionam em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural).

Ex.: um, duas, dez, quatrocentas, mil, bilhões... 

Ordinais – Os numerais ordinais representam alguma forma de ordem, hierarquia ou sequência. Eles flexionam em gênero e em número. Ex.: primeiro, terceiros, quinquagésima sexta.

Multiplicativos – São os que indicam multiplicação de unidades, e em geral são inflexíveis em gênero ou número. Ex.: dobro/duplo, triplo, quádruplo.

Coletivos – São utilizados para expressar conjuntos de unidades. Eles flexionam em número, nunca em gênero, e costumam vir acompanhados de numerais cardinais indicando sua quantidade.

Ex.: dezenas (vários conjuntos de dez unidades), centena (um conjunto de cem unidades), dúzia (um conjunto de doze unidades), séculos (vários conjuntos de cem unidades de anos), milênio (um conjunto mil unidades de anos).

Deixe um comentário