Atividade –
Organização de texto (adaptado do Gestar II)
Organização de texto (adaptado do Gestar II)
1.Para
entender esse texto, você deve organizar as informações, determinando a sequência
dos fatos. Preste atenção às letras maiúsculas e
a pontuação. Em seguida, reescreva-o.
entender esse texto, você deve organizar as informações, determinando a sequência
dos fatos. Preste atenção às letras maiúsculas e
a pontuação. Em seguida, reescreva-o.
Uma
história sem pé nem cabeça!
(Rosana Rios)
( )
Marília era bem pequena, |
( )
ponta dos pés, querendo alcançar |
( ) que
a cômoda no quarto da |
( )
conseguia se lembrar quantos |
( ) colo
e deixava que os tocasse |
( ) Tudo
o que havia sobre a |
( ) os
vidros de perfume, a caixa |
( ) mãe
mostrava os porta-retratos, |
( ) onde acendiam velas se
|
( ) de
joias (com margaridas pintadas . |
( )
quando descobriu o Mar. Não |
( ) mãe
era mais alta que ela |
( ) Dona
Beatriz ria ao vê-la na |
( )
cômoda parecia precioso, intocável. |
( ) anos
tinha, mas lembrava-se |
( ) na
tampa) o castiçal prateado |
( )
faltava luz à noite. |
( ) os
objetos. Pegava Marília no |
( ) com
os dedinhos grossos. A |
( ) –
Mamãe, deixa eu ver lá em cima! |
2. Releia o
texto já organizado e responda:
texto já organizado e responda:
a) É possível saber quantos anos Marília tinha
quando viu o mar? Por quê?
b) Qual
foi principal lembrança que Marília de
quando era ainda pequena?
foi principal lembrança que Marília de
quando era ainda pequena?
c) Descreva o que havia sobre a cômoda do quarto
da mãe?
da mãe?
d) Como era o
nome da mãe da menina?
nome da mãe da menina?