Jornal na sala de aula

Jornal na sala de aula
 

Alunos do 7º ano nas atividades com jornal

Do impresso ao on-line,
o
s
jornais

são
ótimas fontes para pesquisa e
para a obtenção de informação sobre o
mundo atual, e de fácil acesso. Nele
circulam uma infinidade de gêneros: notícias,
reportagens,
editoriais, artigos variados, crônicas, entrevistas, tiras, charges,
pesquisas,
gráficos, classificados, publicidade, entre outros, além de tratarem dos
mais
diversos temas.
Primeiro é preciso conhecer
o jornal (atividade 1).

*Posteriormente postarei
a segunda atividade (gêneros recorrentes das primeiras páginas).
Conhecendo o jornal
OBJETIVO PRINCIPAL
Conhecer o
JORNAL, os principais gêneros jornalísticos, com ênfase para NOTÍCIA.
1.    
Fazer
um levantamento prévio: os alunos leem jornais? Seus pais leem jornais? Quais?
Com que frequência?
2.    
Pedir
aos alunos que tragam jornais recentes (ou o professor dever ter um bom número
de exemplares, diversificados  e de
diferentes alcances:
local,
regional e nacional.
Atividade 1 (2 aulas)

Distribuir os exemplares entre os
alunos (em duplas ou grupos).
(No primeiro
momento, deixar  os alunos a vontade para
folhear o jornal)
Pedir aos alunos para localizar
algumas informações na capa (primeira página) e identificar:
·       
o
nome do jornal:
·       
a
periodicidade:
·       
local
e data de publicação:
·       
preço:
·       
formato:
·       
contato:
·       
tiragem:
·       
cadernos:
·       
principais
manchetes:

Anotar
as observações do grupo sobre:
A)   
Capa:
Efeito
de uso de diferentes fontes, tamanhos e cores. 

B)   
Imagens

Deixe um comentário