Armandinho, o juiz – sugestão de atividade sobre regras


Texto de Ruth Rocha, uma aventura
FUTEBOLÍSTICA, interessante para falar da importância das regras.
Todo início de ano letivo é preciso
lembrar que para o bom funcionamento da escola todos precisam cooperar e cada
um fazer a sua parte, como cumprir horários, entregar atividades no prazo
certo, respeitar a todos, manter a escola limpa, cuidar do patrimônio…Após o
texto há sugestão da atividade.
Armandinho, o juiz
Foi
quando o Armandinho marcou uma falta do Edil.
     Eu nem sei contar direito como foi, só sei
que saiu uma briga daquelas!
     A torcida entrou na briga e todo mundo
apanhou.
     Mas quem mais apanhou foi o Armandinho, que
saiu todo machucado. Precisou passar iodo e botar esparadrapo.
     Aí o Armandinho enfezou:
        
Sabe do
que mais? Não quero mais ser juiz. Agora eu quero é jogar, me divirto muito
mais e ninguém me chama de ladrão.
      Pra falar a verdade, a turma já estava
meio enjoada daquele negócio de juiz, apitando toda hora, interrompendo o jogo.
      O segundo tempo já começou sem juiz.
      Logo de saída já houve uma dificuldade.
      Olha só! Duas bolas em campo. Enquanto o
nosso time, o Estrela-d’Alva, atacava pra um lado, o Passa-por-Cima atacava pro
outro, com outra bola.
      Foram dois gols de uma vez.
      E pra resolver qual das duas bolas é que
valia?
     

Mais de meia hora de discussão!

      Depois de jogar um tempinho, nós
começamos a achar que tinha muito jogador em campo.
      Parou o jogo pra contar.
      Nós estávamos jogando com sete e o
Passa-por-Cima com nove.
      Essa não!
      Pra encurtar a história, sabe quantas
vezes nós paramos o jogo?
      Oito vezes! Uma vez porque tinha duas
bolas.
      Uma vez porque tinha gente demais.                      
      Uma vez porque o Caloca pegou a bola com
a mão e disse que não tinha pegado.
      Uma vez porque o Edil e o Barriga
esqueceram que eram do mesmo time e resolveram brigar no meio do campo.
       E
cada vez que o jogo parava levava um tempão para resolver o caso.
       Cada um achava que tinha razão, não
queria saber de nada:
 
– Não fui eu, foi o Barriga!
  
Ninguém viu, é mentira dele!
        
Foi ele que começou!
       E o jogo não ia, nem pra frente, nem pra
trás.
 
Foi aí que o Beto gritou:
 
Também, essa droga de jogo nem tem juiz….
 
Todo mundo olhou pro Armandinho.
       Armandinho fingiu que não entendeu.
 O Xande insinuou, meio sem jeito.
       É,
o juiz está fazendo uma bruta falta.
       Armandinho não deu sinal de ter entendido.
(Armandinho, o juiz. Ruth Rocha. Ed. FDT)
As questões
podem ser respondidas oralmente. Na última, ir anotando as respostas na lousa,
para posteriormente, junto com os alunos fazer um quadro das regras para a
escola ou até mesmo para a classe
.
1.Por que
Armandinho não queria mais ser o juiz?
2.Por que o
segundo tempo já começou com confusão?Por que não conseguiam continuar o jogo?
3.Qual foi a
conclusão de Xande?
4.No futebol,
qual é  função de um juiz? ( Aqui é
importante que o aluno perceba que a função principal é
fazer cumprir
as regras)
5.Além dos
esportes, em que setores da vida as regras estão presentes? Cite alguns. (Geralmente
os alunos citam: casa, escola, trânsito, trabalho…)
6.Qual a
importância das regras no trânsito?
7.Na sua
casa, seus pais ou responsáveis determinaram alguma regra? Cite algumas delas.
8.Você acha
que na escola é importante seguir as regras? Por quê?
9.Cite 3
regras que você acha ser muito importante para o bom funcionamento da NOSSA
ESCOLA?

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