Texto de Ruth Rocha, uma aventura
FUTEBOLÍSTICA, interessante para falar da importância das regras.
FUTEBOLÍSTICA, interessante para falar da importância das regras.
Todo início de ano letivo é preciso
lembrar que para o bom funcionamento da escola todos precisam cooperar e cada
um fazer a sua parte, como cumprir horários, entregar atividades no prazo
certo, respeitar a todos, manter a escola limpa, cuidar do patrimônio…Após o
texto há sugestão da atividade.
lembrar que para o bom funcionamento da escola todos precisam cooperar e cada
um fazer a sua parte, como cumprir horários, entregar atividades no prazo
certo, respeitar a todos, manter a escola limpa, cuidar do patrimônio…Após o
texto há sugestão da atividade.
Armandinho, o juiz
Foi
quando o Armandinho marcou uma falta do Edil.
quando o Armandinho marcou uma falta do Edil.
Eu nem sei contar direito como foi, só sei
que saiu uma briga daquelas!
que saiu uma briga daquelas!
A torcida entrou na briga e todo mundo
apanhou.
apanhou.
Mas quem mais apanhou foi o Armandinho, que
saiu todo machucado. Precisou passar iodo e botar esparadrapo.
saiu todo machucado. Precisou passar iodo e botar esparadrapo.
Aí o Armandinho enfezou:
–
Sabe do
que mais? Não quero mais ser juiz. Agora eu quero é jogar, me divirto muito
mais e ninguém me chama de ladrão.
Sabe do
que mais? Não quero mais ser juiz. Agora eu quero é jogar, me divirto muito
mais e ninguém me chama de ladrão.
Pra falar a verdade, a turma já estava
meio enjoada daquele negócio de juiz, apitando toda hora, interrompendo o jogo.
meio enjoada daquele negócio de juiz, apitando toda hora, interrompendo o jogo.
O segundo tempo já começou sem juiz.
Logo de saída já houve uma dificuldade.
Olha só! Duas bolas em campo. Enquanto o
nosso time, o Estrela-d’Alva, atacava pra um lado, o Passa-por-Cima atacava pro
outro, com outra bola.
nosso time, o Estrela-d’Alva, atacava pra um lado, o Passa-por-Cima atacava pro
outro, com outra bola.
Foram dois gols de uma vez.
E pra resolver qual das duas bolas é que
valia?
valia?
Mais de meia hora de discussão!
Depois de jogar um tempinho, nós
começamos a achar que tinha muito jogador em campo.
começamos a achar que tinha muito jogador em campo.
Parou o jogo pra contar.
Nós estávamos jogando com sete e o
Passa-por-Cima com nove.
Passa-por-Cima com nove.
Essa não!
Pra encurtar a história, sabe quantas
vezes nós paramos o jogo?
vezes nós paramos o jogo?
Oito vezes! Uma vez porque tinha duas
bolas.
bolas.
Uma vez porque tinha gente demais.
Uma vez porque o Caloca pegou a bola com
a mão e disse que não tinha pegado.
a mão e disse que não tinha pegado.
Uma vez porque o Edil e o Barriga
esqueceram que eram do mesmo time e resolveram brigar no meio do campo.
esqueceram que eram do mesmo time e resolveram brigar no meio do campo.
E
cada vez que o jogo parava levava um tempão para resolver o caso.
cada vez que o jogo parava levava um tempão para resolver o caso.
Cada um achava que tinha razão, não
queria saber de nada:
queria saber de nada:
– Não fui eu, foi o Barriga!
–
Ninguém viu, é mentira dele!
Ninguém viu, é mentira dele!
–
Foi ele que começou!
Foi ele que começou!
E o jogo não ia, nem pra frente, nem pra
trás.
trás.
Foi aí que o Beto gritou:
Também, essa droga de jogo nem tem juiz….
Todo mundo olhou pro Armandinho.
Armandinho fingiu que não entendeu.
O Xande insinuou, meio sem jeito.
É,
o juiz está fazendo uma bruta falta.
o juiz está fazendo uma bruta falta.
Armandinho não deu sinal de ter entendido.
(Armandinho, o juiz. Ruth Rocha. Ed. FDT)
As questões
podem ser respondidas oralmente. Na última, ir anotando as respostas na lousa,
para posteriormente, junto com os alunos fazer um quadro das regras para a
escola ou até mesmo para a classe.
podem ser respondidas oralmente. Na última, ir anotando as respostas na lousa,
para posteriormente, junto com os alunos fazer um quadro das regras para a
escola ou até mesmo para a classe.
1.Por que
Armandinho não queria mais ser o juiz?
Armandinho não queria mais ser o juiz?
2.Por que o
segundo tempo já começou com confusão?Por que não conseguiam continuar o jogo?
segundo tempo já começou com confusão?Por que não conseguiam continuar o jogo?
3.Qual foi a
conclusão de Xande?
conclusão de Xande?
4.No futebol,
qual é função de um juiz? ( Aqui é
importante que o aluno perceba que a função principal é
qual é função de um juiz? ( Aqui é
importante que o aluno perceba que a função principal é
fazer cumprir
as regras)
as regras)
5.Além dos
esportes, em que setores da vida as regras estão presentes? Cite alguns. (Geralmente
os alunos citam: casa, escola, trânsito, trabalho…)
esportes, em que setores da vida as regras estão presentes? Cite alguns. (Geralmente
os alunos citam: casa, escola, trânsito, trabalho…)
6.Qual a
importância das regras no trânsito?
importância das regras no trânsito?
7.Na sua
casa, seus pais ou responsáveis determinaram alguma regra? Cite algumas delas.
casa, seus pais ou responsáveis determinaram alguma regra? Cite algumas delas.
8.Você acha
que na escola é importante seguir as regras? Por quê?
que na escola é importante seguir as regras? Por quê?
9.Cite 3
regras que você acha ser muito importante para o bom funcionamento da NOSSA
ESCOLA?
regras que você acha ser muito importante para o bom funcionamento da NOSSA
ESCOLA?