Interpretação de texto 9º Ano – Crônica Caso de Secretária

Antes da leitura – ler o título e os dois primeiros
parágrafos, para o levantamento de hipóteses e suspeitas inteligentes: sobre o
que será o texto? A palavra caso pode ter mais de um sentido? Quais?
Após a leitura – as hipóteses se confirmaram? Os
alunos perceberam qual o gênero do texto lido (se eles estão bem familiarizados com a CRÔNICA, perceberão as características presentes no texto. A questão 10 é resposta pessoal, se alguém tiver alguma dúvida quanto ao gabarito é só pedir deixando email. 
CASO DE SECRETÁRIA
Foi trombudo para o escritório. Era dia
de seu aniversário, e a esposa nem sequer o abraçara, não fizera a mínima
alusão á data. As crianças também tinham se esquecido. Então era assim que a
família o tratava? Ele que vivia para seus, que se arrebentava de trabalhar,
não merecer um beijo, uma palavra ao menos!
Mas no escritório, havia flores à sua
espera, sobre a mesa. Havia o sorriso e o abraço da secretária, que poderia
muito bem ter ignorado o aniversário, e entretanto o lembrava. Era mais do que
uma auxiliar, atenta, experimentada e eficiente, pé-de-boi da firma, como até
então a considerara; era um coração amigo.
Passada a surpresa, sentiu-se ainda
mais borocochô: o carinho da secretária não curava, abria mais a ferida. Pois
então uma estranha se lembrava dele com tais requintes, e a mulher e os filhos,
nada?

Baixou a cabeça, ficou rodando o lápis
entre os dedos, sem gosto para viver.
Durante o dia, a secretária redobrou de atenções. Parecia querer consolá-lo,
como se medisse toda sua solidão moral, o seu abandono. Sorria, tinha palavras
amáveis, e o ditado da correspondência foi entremeado de suaves brincadeiras da
parte dela.
            -O Senhor vai comemorar em
casa ou numa boate?

Engasgado, confessou-lhe que em parte
nenhuma. Fazer anos é uma droga, ninguém gostava dele neste mundo, iria rodar
por aí à noite, solitário, como o lobo da estepe.
          – Se o senhor quisesse,
podíamos jantar juntos – insinuou ela, discretamente.
E não é que podia mesmo? Em vez de
passar uma noite besta, ressentida – o pessoal lá de casa pouco tá ligando -,
teria horas amenas, em companhia de uma mulher que – reparava agora -era bem
bonita.
Daí por diante o trabalho foi nervoso,
nunca mais que se fechava o escritório.Teve vontade de mandar todos embora,
para que todos comemorassem o seu aniversário, ele principalmente.Conteve-se,
no prazer ansioso da espera.
        
– Onde você prefere ir? – perguntou, ao saírem.
        
– Se não se importa, vamos passar primeiro em meu apartamento. Preciso
trocar de roupa.
          Ótimo, pensou ele;- faz-se a inspeção
prévia do terreno, e, quem sabe?
           – Mas antes quero um drinque,
para animar – ele retificou.
Foram ao drinque, ele recuperou não só
a alegria de viver e fazer anos, como começou a fazê-los pelo avesso,
remoçando. Saiu bem mais jovem do bar, e pegou-lhe do braço.
No apartamento, ela apontou-lhe o
banheiro e disse que o usasse sem cerimônia. Dentro de quinze minutos ele
poderia entrar no quarto, não precisava bater – e o sorriso dele, dizendo isto,
era uma promessa de felicidade.
Ele nem percebeu ao certo se estava arrumando
ou se desarrumando, de tal modo os quinze minutos se atropelaram, querendo
virar quinze segundos, no calor escaldante do banheiro e da situação. Liberto
da roupa incômoda, abriu a porta do quarto. Lá dentro, sua mulher e seus
filhinhos, em coro com a secretária, esperavam-no cantando “Parabéns pra
você”.
Carlos Drummond de Andrade. Poesia e prosa. Rio de
Janeiro, Nova Aguilar, 1988.
Atividades:
1. Pelo
contexto, qual o sentido de:
Trombudo –
Borocochô-
Pé-de-boi –
2. A que gênero
pertence o texto lido? Justifique
3. O homem estava trombudo e borocochô porque:
(   ) estava ficando mais velho.
(   ) odiava festa de aniversário.
(   ) sua esposa e seus filhos não lembraram do seu
aniversário.
(   ) não gostou das flores que ganhou da
secretária.
4.Que história o leitor
imagina que será contada?
5. Que história de
fato é contada?
6. Que elemento do
enredo permite perceber a diferença entre o que se diz na questão 4 e na 5,
tornando interessante e envolvente a leitura do texto?
7. O título do texto
sugere alguns sentidos. Quais?
8. Depois de ter lido
o texto, por que você acha que a secretária lembrou-se do aniversário do chefe?
9. Com que intenção a
secretária convidou o chefe para jantar? Como o chefe interpretou a ida ao
apartamento dela?

10. Como você imagina a reação do homem
ao ver a esposa e os filhos cantando “Parabéns a você”?

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