O objetivo da atividade é mostrar que, ao escrever, é preciso evitar a ambiguidade: a frase do cartaz permite diferentes
leituras, diferentes interpretações.
leituras, diferentes interpretações.
Numa pizzaria, ao
lado da porta de entrada, um cartaz avisava:
lado da porta de entrada, um cartaz avisava:
1.Como você interpreta esse aviso?
2. Leia o trecho abaixo:
Um rapaz entra, lê o cartaz, senta-se a uma mesa e pede
ao garçom:
ao garçom:
– Por favor, um suco.
O garçom esclarece:
– Se você não for comer alguma coisa, não poderei
servir-lhe o suco. Você leu o aviso?
servir-lhe o suco. Você leu o aviso?
– Li – responde o rapaz. – Ele é óbvio e, por isso,
inútil.
inútil.
– Desculpe – argumenta o garçom – , mas você não leu
corretamente o cartaz.
corretamente o cartaz.
– Li, sim – diz o rapaz. – Vocês é que não o escreveram corretamente.
Responda:
a) Como o rapaz interpretou a informação do aviso, para
considerá-lo óbvio?
considerá-lo óbvio?
b) Como a pizzaria esperava que os fregueses interpretassem a
frase?
frase?
c) Fazendo as alterações
necessárias, escreva a frase do cartaz, de modo que ela informe com clareza aos
fregueses.
3. A sua interpretação da frase foi igual a do rapaz ou da pizzaria?
Adaptado de Novas Palavras – FTD -1997