Interpretação 6º ano – Modos de dizer

O conto apresenta algumas
palavras difíceis ou desconhecidas para o aluno, uma boa oportunidade para
fazer uso do dicionário, e também aproveitar para discutir o assunto, já que algumas  confusões entre alunos se dão por mal-entendidos ou maneira que falam uns com os outros. 
MODOS DE DIZER

Uma vez um rei sonhou que todos
os seus dentes lhe foram caindo da boca, um após outro, até não  ficar
nenhum. Era no tempo em que havia magos e adivinhos. O rei mandou chamar um
deles, referiu-lhe o sonho e pediu-lhe que o decifrasse. O adivinho levou a mão
à testa, pensou, pensou, consultou a sua ciência e disse:
– Saiba Vossa Majestade que a
significação do seu sonho é a seguinte: está para lhe suceder uma grande
infelicidade. Todos os seus parentes, a rainha, os seus filhos, netos, irmãos,
todos vão morrer sem ficar um só ante os olhos de Vossa Majestade.
O rei entrou em cólera, ficou
muito irritado e, chamando os guardas do palácio, mandou decepar a cabeça do
adivinho que lhe profetizara coisas tão tristes.
Estava o rei muito acabrunhado
com o vaticínio, quando se aproximou um cortesão e lhe aconselhou que
consultasse outro adivinho, porque a interpretação do primeiro podia estar
errada e não devia Sua Majestade se afligir em vão.

O rei adotou o conselho, mandou
chamar outro mago e lhe narrou o mesmo sonho, pedindo que o decifrasse.

O adivinho levou a mão à testa,
pensou, pensou, consultou a sua ciência e disse:
– Saiba Vossa Majestade que o seu
sonho significa o seguinte: Vossa Majestade terá muitos anos de vida. Nenhum
dos seus parentes lhe sobreviverá. Nem mesmo o mais moço e mais forte deles
terá o desgosto de chorar a perda de Vossa Majestade.
O rei, muito satisfeito, mandou
encher o adivinho de presentes, deu-lhe muitas moedas de ouro, muitos
diamantes, roupas de seda bordadas e um palácio para morar, nomeando-o adivinho
oficial do reino.
No entanto, o segundo mago, que
recebeu tais prêmios, disse a mesma coisa que o primeiro, que foi degolado. A
única diferença foi a linguagem que ele empregou. Esta fez que ele recebesse
prêmio em vez de castigo.
(Mário 
Bachelet.
Antologia Portuguesa. FTD, São
Paulo, 1965)
Atividades

1.Circule as palavras
desconhecidas e procure seus significados no dicionário.

2.Esse texto é narrado em 1ª ou
3ª pessoa? Retire um trecho do texto que justifique sua resposta.

3.Antes de expor ao rei o
significado do sonho, o mago levou a mão à testa. O que indica este gesto?
Assinale a alternativa correta:
a. (   ) medo da reação do
rei                      b. (   )
concentração de pensamento
c. (   ) respeito diante do
rei                        d. (   )
indecisão sobre o que falar

4. Qual foi a reação do rei com o
que com o que o primeiro mago lhe disse?
5. Por que  o segundo adivinho não provocou a irritação do
rei? Assinale a alternativa correta:
a. (   ) Ele deu a
interpretação errada do sonho
b. (   ) Ele inventou um
significado para o sonho.
c. (   ) Ele apresentou o
significado do sonho de modo agradável.
d. (   ) Ele
ficou calado diante do rei.

6. Se a interpretação foi a mesma
dada pelos dois magos, qual a diferença existente entre a explicação do
primeiro e do segundo adivinho?

7. Assinale a alternativa
que contém a frase que melhor justifica o título do texto:
a. (  ) é melhor ficar
calado para não sofrer as consequências.
b. (  ) não se deve dizer a verdade para não irritar
os poderosos.
c. (  ) para tudo há dois modos de dizer a mesma
coisa: o agradável e o desagradável.

d. (  ) A verdade deve ser dita, doa a quem doer.

Produção 

Você acha que o “modo de dizer” realmente faz a diferença? Crie um pequeno texto em que isso
acontece.

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