Simplificando, podemos dizer
que coerência textual é a relação que se estabelece
entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido.
A atividade abaixo é muito
interessante para que o aluno perceba que não basta o texto estar gramaticalmente
bem escrito, é preciso ter sentido, ou seja, ter coerência.
Distribua o
texto, peça aos alunos que leiam e respondam as questões abaixo.
construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da
colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta
de areia. Na noite em que completava trinta anos, João, sentado nos degraus da
escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a
sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo
que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver
distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais
perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que a vinte anos tinha
partido para alistar-se no exército, e, em todo esse tempo, não havia dado
sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até
ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar” (KOCH & TRAVAGLIA,
2003).
1.O texto acima é coerente, ou seja, tem
sentido?
texto? Enumere esses problemas e justifique-os.
Para ver a resolução da atividade, clique abaixo:
”João Carlos vivia em uma
pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em
todas as direções, até o horizonte, uma
planície coberta de areia. Na noite
em que completava trinta anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à
frente de sua casa, olhava o sol poente(1) e
observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama (2). De repente, viu um cavalo
que descia para sua casa(3). As árvores e as folhagens (2) não o permitiam ver distintamente entretanto observou que o cavalo era manco (4). Ao olhar de mais perto(5) verificou que o
visitante era seu filho Guilherme, que a
vinte anos (6) tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo esse
tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou
imediatamente, correu até ele lançando-se nos seus braços e começando a chorar.”
dava de frente para o leste, o sol se punha
às suas costa, ou seja, à oeste. E se já era noite, o sol já se pôs.
colina árida, diante de um cenário desértico, o caminho de grama, as arvores e
as folhagens contrariam o que foi dito anteriormente
ficava no alto da colina, para chegar a ela era preciso subir, e não
descer.
conseguia ver distintamente, como percebeu que o cavalo era manco?
casa, como pode olhar mais de perto?
partira há 20 anos. .
muito bom o texto me ajudou muito
Huuuum, kd a resposta?
Como assim? A resolução da atividade está comentada logo abaixo da atividade.
Olá estou fazendo um trabalho sobre esse texto .
Será que poderia me ajudar co esta pergunta?
– O texto em estudo foi produzido numa situação escolar. Considerando que pessoas com mais anos de escolaridade geralmente apresentam menos problemas de incoerência, a que causas podemos atribuir algumas dessas incoerências?
Muito bom!! Vou trabalhar com meus alunos da turma de Produção Textual.
blzz cade as respostas ?????????????????????????
Muito boa a atividade, parabéns
Olá, gostei bastante do texto e o peguei como exemplo para uma atividade da escola, pode me dizer quais foram as meta-regras de coerencia infrigidas? (relação, não-contradição, progressão ou repetição)
obrigada
Olá Giulia, as regras infringidas são a da não-contradição e da relação, pois suas ocorrências se contradizem, não são compatíveis entre si, a relação entre suas informações não se sustentam,
essas têm a ver umas com as outras, por exemplo, João tinha 30 anos, seu filho fora embora há vinte anos para servir o exército, ou seja teria 38 anos…seria filho de outra pessoa que não está no texto?
Um abraço,
Gosto muito do seu blog, tem me ajudado muito, sou professor de português e estou começando na …… Parabéns Fátima.
Atividade muito boa, era exatamente isso que procurava para trabalhar com os alunos. Adoro trabalhar de maneira contextualizada, acho que ajuda mais na compreensão. Obrigado por nos fornecer tantas coisas legais.