Quando a rede vira um vício – Interpretação e produção de texto 8º/9º ano

Gostei muito dessa reportagem, embora seja de 3 anos atrás e
acredito que o problema seja maior hoje em dia, já que cada vez mais as pessoas
estão conectadas e começando cada vez mais cedo, já na infância. Adaptei para
trabalhar com 8º e 9º anos, utilizando apenas um trecho. Vale a pena ler a reportagem completa, lá há também um
teste bem interessante. Fiz o teste com os alunos e eles próprios se
surpreenderam. Quem quiser a reportagem completa, abaixo da atividade há o
link. Após a leitura do texto, pode-se levantar as questões sugeridas (oralmente ou por
escrito) e numa segunda etapa, pedir uma produção de texto, argumentativo.
Quando
a rede vira um víc
io 
É difícil perceber o momento em que alguém deixa de fazer 
uso saudável e produtivo da internet para estabelecer com ela
uma relação de dependência — como já se vê em parcela preocupante dos
jovens
Com
o título “Preciso de ajuda”, Carolina G. fez um desabafo aos integrantes da
comunidade Viciados em Internet Anônimos, a que pertence:
“Estou
muito dependente da web. Não consigo mais viver normalmente”. Essas frases dão
a dimensão do tormento provocado pela dependência
da
internet, um mal que começa a ganhar relevo estatístico, sobretudo entre jovens
de 15 a 29 anos.
Os
estragos são enormes. Como ocorre com um viciado em álcool ou em drogas, o
doente desenvolve uma tolerância que, nesse caso, o faz
ficar
on-line por uma eternidade sem se dar conta do exagero. Ele também sofre de
constantes crises de abstinência quando está desconectado,
e seu desempenho nas tarefas de natureza intelectual
despenca. Diante da tela do computador, vive, aí sim, momentos de rara euforia,
mas não
percebe que vai, aos
poucos, perdendo os elos com o mundo real até se aprisionar num universo
paralelo e completamente virtual.
Não
é fácil detectar o momento em que alguém deixa de fazer uso saudável e produtivo
da rede para estabelecer com ela uma relação doentia,
porém,
em todos os casos, a internet era apenas útil ou divertida e foi ganhando um
espaço central, a ponto de a vida longe da rede ser descrita
agora como sem sentido.

Mudança
tão drástica se deu sem que os pais atentassem para a gravidade do que ocorria.
Para o psiquiatra Daniel Spritzer, “a internet faz parte
do dia a dia dos adolescentes e o isolamento é um
comportamento típico dessa fase da vida, por isso a família raramente detecta o
problema antes
de ele ter fugido ao
controle”.
A
ciência, por sua vez, já tem bem mapeados os primeiros sintomas da doença. De
saída, o tempo na internet aumenta até culminar, pasme-se,
numa rotina de catorze horas diárias, e as situações
vividas na rede passam, então, a habitar mais e mais as conversas. É típico o
aparecimento de
olheiras profundas e
ainda um ganho de peso relevante, resultado da troca de refeições por
sanduíches – que prescindem de talheres e liberam
uma
das mãos para o teclado. Gradativamente, a vida social vai se extinguindo, como
alerta a psicóloga Ceres Araujo: “Se a pessoa começa a ter
mais amigos na rede do que fora dela, é um sinal
claro de que as coisas não vão bem”.
Com
a rede, a
final, descortina-se uma nova dimensão de acesso às
informações, à produção de conhecimento e ao próprio lazer, dos quais, em
sociedades modernas, não faz sentido se privar,
portanto toda a questão gira
em torno da dose ideal,
sobre a qual já existe um consenso acerca
do
razoável: até duas horas diárias, no caso de crianças e adolescentes. Desse
modo, reduz-se drasticamente a possibilidade de que, no futuro, eles
enfrentem
o drama vivido hoje pelos jovens viciados.
(Silvia
Rogar e João Figueiredo
,
revista Veja, 24.03.2010. Adaptado)
1.Questões para
interpretação para interpretação ou discussão:
Qual é o tema
da reportagem?

Segundo o
texto,  quais são os sintomas desse
vício?

E quais podem
ser as consequências?

Qual é a
sugestão apresentada no texto para lidar com esse problema ou sua prevenção?

Você acha a
comparação do vício  em internet com
outros tipos de vícios  é muito forte? Justifique
sua resposta.

Na sua
opinião, faria alguma diferença para o convencimento do leitor se o texto não
tivesse exemplos  de pessoas que passaram
por esse problema?Justifique sua resposta.
O texto
apresenta opinião de especialistas. Quem são  e quais suas especialidades?

2. Produção de  texto
A partir da
leitura do texto e de seu conhecimento do assunto, produza um texto sobre o
tema O jovem e a Internet

Veja a
reportagem completa em:

Este post tem um comentário

  1. Anônimo

    Olá tudo bem, gostei muito da elaboração da atividade. Tem como você me passar as respostas? Por favor! Obg!

Deixe um comentário