Elaborei essa atividade pensando no meu 6º ano, pois os alunos já tem um maior
entendimento dos tempos verbais, para reconhecer as marcas linguísticas do gênero notícia. Pretendo explorar duas dimensões do gênero: o plano
global (no caso da atividade 1, o lead) e o estilo (atividade2), além da
interpretação (atividade 3).
entendimento dos tempos verbais, para reconhecer as marcas linguísticas do gênero notícia. Pretendo explorar duas dimensões do gênero: o plano
global (no caso da atividade 1, o lead) e o estilo (atividade2), além da
interpretação (atividade 3).
ATIVIDADES
Como
vimos anteriormente, a notícia relata um fato recente, de interesse público,
com objetividade.
vimos anteriormente, a notícia relata um fato recente, de interesse público,
com objetividade.
Leia com
atenção as notícias abaixo para realizar os exercícios:
atenção as notícias abaixo para realizar os exercícios:
Notícia
1
1
Ih, qual é o caminho?
por
Talita Bedinelli
Talita Bedinelli
Parece história de filme, mas aconteceu de verdade
mesmo.
mesmo.
Neilson Oliveira de Lima, 3, de Pupuaí, no
Amazonas, passou um susto e tanto quando ficou 12 dias perdido na selva
amazônica há algumas semanas, até ser encontrado por um caçador.
Toda a história começou quando o
menino resolveu seguir o pai, que foi trabalhar na roça. Depois, não sabia voltar para casa.
Amazonas, passou um susto e tanto quando ficou 12 dias perdido na selva
amazônica há algumas semanas, até ser encontrado por um caçador.
Toda a história começou quando o
menino resolveu seguir o pai, que foi trabalhar na roça. Depois, não sabia voltar para casa.
Para
sobreviver, ele teve que beber água
da chuva e comer frutas que estavam
caídas no chão. Estava acostumado com a vida na floresta. “Lá, eles andam
descalços, sobem em árvore e aprendem a nadar ainda pequenos”, diz Núbia
Vasconcelos, psicóloga que cuidou
dele no hospital.
sobreviver, ele teve que beber água
da chuva e comer frutas que estavam
caídas no chão. Estava acostumado com a vida na floresta. “Lá, eles andam
descalços, sobem em árvore e aprendem a nadar ainda pequenos”, diz Núbia
Vasconcelos, psicóloga que cuidou
dele no hospital.
Folhinha (03/19/2007)
Notícia 2
Zoo de SP troca
remédios por ‘terapia’ para desestressar animais
remédios por ‘terapia’ para desestressar animais
Atividades
desenvolvidas por biólogos ajudam a eliminar o tédio do cativeiro e a evitar
casos de doenças psíquicas
desenvolvidas por biólogos ajudam a eliminar o tédio do cativeiro e a evitar
casos de doenças psíquicas
por Eduardo Gonçalves
A vida em cativeiro provoca alterações no
comportamento natural dos animais que, em casos mais graves, podem
desencadear uma doença típica dos humanos: a depressão aguda. Esse tipo de
problema poderia levar a um tratamento com antidepressivos de tarja preta, como
foi o caso de algumas aves do Zoológico de São Paulo. Para evitar que os
bichos precisem de medicamentos, o zoo, que é o maior da América Latina,
desenvolveu um programa que funciona como uma terapia para os mais de 3
000 animais que abriga. O Programa de Enriquecimento Comportamental
(Peca) tem como objetivo fazer os bichos se sentirem em casa, reproduzindo
ações que fariam em seu habitat natural, além de outras “mordomias”.
comportamento natural dos animais que, em casos mais graves, podem
desencadear uma doença típica dos humanos: a depressão aguda. Esse tipo de
problema poderia levar a um tratamento com antidepressivos de tarja preta, como
foi o caso de algumas aves do Zoológico de São Paulo. Para evitar que os
bichos precisem de medicamentos, o zoo, que é o maior da América Latina,
desenvolveu um programa que funciona como uma terapia para os mais de 3
000 animais que abriga. O Programa de Enriquecimento Comportamental
(Peca) tem como objetivo fazer os bichos se sentirem em casa, reproduzindo
ações que fariam em seu habitat natural, além de outras “mordomias”.
As atividades funcionam como um hobby ou
exercício físico para os humanos – elas são planejadas
para minimizar o stress e a ansiedade dos bichos encarcerados e,
ao mesmo tempo, driblar o tédio.
exercício físico para os humanos – elas são planejadas
para minimizar o stress e a ansiedade dos bichos encarcerados e,
ao mesmo tempo, driblar o tédio.
Um dos grupos que mais sentem os
benefícios da “terapia” são os chimpanzés devido à sua
personalidade explosiva e enérgica. O local onde moram é equipado com troncos,
cordas, pneus, camas elásticas e um falso cupinzeiro. A mobília
improvisada reproduz o ambiente natural da espécie: florestas tropicais e
savanas.
benefícios da “terapia” são os chimpanzés devido à sua
personalidade explosiva e enérgica. O local onde moram é equipado com troncos,
cordas, pneus, camas elásticas e um falso cupinzeiro. A mobília
improvisada reproduz o ambiente natural da espécie: florestas tropicais e
savanas.
O “cupinzeiro” consiste numa estrutura de
plástico repleta de buracos, cujo fundo armazena uma papinha feita de mel e
frutas. Os chimpanzés se apoderam de galhos, que ficam espalhados no recinto,
afundam as pontas dos gravetos nas cavidades, e levam as geleias até a boca. É
como se estivessem caçando insetos na natureza – com sabor mais adocicado.
plástico repleta de buracos, cujo fundo armazena uma papinha feita de mel e
frutas. Os chimpanzés se apoderam de galhos, que ficam espalhados no recinto,
afundam as pontas dos gravetos nas cavidades, e levam as geleias até a boca. É
como se estivessem caçando insetos na natureza – com sabor mais adocicado.
(adaptado de http://veja.abril.com.br 16/09/2013)
Para ver as atividades clique em
Atividade 1
a) Após a leitura,
preencha o quadro abaixo:
preencha o quadro abaixo:
|
Notícia
1 |
Notícia
2 |
O quê
|
|
|
Quem
|
|
|
Quando
|
|
|
Onde
|
|
|
Como
|
|
|
*( retirei o Por quê das questões referente ao lead pois
apresenta maior dificuldade para resposta)
apresenta maior dificuldade para resposta)
b) Em que
parte da notícia você encontrou a maioria dessas informações?
parte da notícia você encontrou a maioria dessas informações?
_______________________________________________________________________________
Geralmente
as notícias são introduzidas por um parágrafo chamado lide (lead), que apresenta as informações
básicas, como você pode perceber no exercício 1.
as notícias são introduzidas por um parágrafo chamado lide (lead), que apresenta as informações
básicas, como você pode perceber no exercício 1.
Atividade 2
2. Agora
preste atenção aos títulos das duas notícias em contraste com o corpo do texto:
preste atenção aos títulos das duas notícias em contraste com o corpo do texto:
a) Qual é o tempo verbal predominante
no título de cada notícia? _________________________
no título de cada notícia? _________________________
b) Esse
tempo verbal dá ideia de:
tempo verbal dá ideia de:
( ) atualidade do fato
( ) antiguidade do fato
( ) antiguidade do fato
c) No corpo do texto 1, se mantém o mesmo tempo verbal?
( ) sim ( )não
Caso a resposta seja “não”, indique o tempo verbal predominante.
__________________________
__________________________
d) Esse tempo verbal dá ideia de uma
ação
ação
( ) acabada
( ) contínua
( ) contínua
e) Nas notícias, o relato é feito em 3ª pessoa. Por quê?
_________________________________________________________________________
f) Se você lesse apenas os títulos das duas notícias, qual chamaria mais
a sua atenção para a ler a notícia?
________________________________________________________________________
Atividade 3
a)Por que a autora da notícia 1
diz que a história do menino “parece coisa de filme”?
diz que a história do menino “parece coisa de filme”?
b) Qual é a doença (típica de humanos) que animais em cativeiros podem
desenvolver, segundo a notícia 2?
desenvolver, segundo a notícia 2?
c) Qual é o nome do programa desenvolvido no Zoológico de São Paulo para
ajudar esses animais?
ajudar esses animais?
d) Que animais sentem mais benefícios com essa “terapia” e como ela
funciona com esse grupo?
funciona com esse grupo?
e) Qual das duas notícias você achou mais interessante? Por quê?
Olá! Poderia postar o gabarito das questões? Obg
Olá, deixei de postar respostas pois alunos também têm acesso e acabam copiando. Envie um email para fate.profa@gmail.com que lhe envio a atividade resolvida.
Por favor preciso do gabarito !!!
Enviei, mas se não receber, deixe seu email.
OlÁ! Adorei suas atividades. Mas sem querer abusar, poderias me passar as respostas? Aguardo.
Por favor, me envie seu email para eu possa mandar o gabarito.
Olá! Muito obrigada por compartilhar suas atividades!
Gostaria de fazer três ressalvas sobre a atividade 2: (i) na letra B, sujeito e predicado foram separados por vírgula; (ii) na letra C, a frase foi iniciada pelo pronome oblíquo átono SE e (iii) na letra D, não fica claro a qual tempo verbal a questão está se referindo, já que há duas possibilidades.
Abraço,
Camila
lá Camila, obrigada pelas ressalvas. Na letra C a partícula "se" não é pronome, ela tem função morfológica de uma conjunção, mas para evitar equívocos trocarei por outra palavra equivalente. A letra D é continuidade da questão anterior sobre o corpo da 1ª notícia. Um abraço,