Interpretação de texto 7º/ 8º anos Liberdade – Cecília Meireles com gabarito


(algumas das questões foram baseadas no saresp, confira o gabarito no final da postagem)
 
Liberdade
Deve
existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra
LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se têm levantado
estátuas e monumentos, por ela se tem até morrido com alegria e felicidade.

Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a
liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é
preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria
condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o
oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam “Liberdade,
Igualdade e Fraternidade! “; nossos avós cantaram: “Ou ficar a Pátria
livre/ ou morrer pelo Brasil!”; nossos pais pediam: “Liberdade!
Liberdade!/ abre as asas sobre nós”, e nós recordamos todos os dias que
“o sol da liberdade em raios fúlgidos/ brilhou no céu da Pátria…”
em certo instante.


Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de
cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.

Ser livre como diria o famoso conselheiro… é não ser escravo; é agir segundo
a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa
cabeça para encontrar um caminho… Enfim, ser livre é ser responsável, é
repudiar a condição de autômato e de teleguiado é proclamar o triunfo luminoso
do espírito. (Suponho que seja isso.)
Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a
órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre
quatro paredes.

Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente
vai até onde o sonho das crianças deseja ir. (As vezes, é certo, quebra alguma
coisa, no seu percurso…)
Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de
outrora!…) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio
de linha e um pouco de vento!

 

Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da
fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida.


E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio
para chegarem à liberdade, morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas
mãos!
 

São essas coisas tristes que contornam sombriamente aquele sentimento luminoso
da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos todos os dias expostos à morte. E os
tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo prender melhor suas correntes
e não pensar em assunto tão ingrato.


Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus
incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de
asas, de raios fúlgidos linguagem de seus antepassados, estranha linguagem
humana, nestes andaimes dos
construtores
de Babel…

(MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho:crônicas
Editora Record  Rio de Janeiro, 2002,
pág. 07.)

Após ler atentamente
o texto, responda as questões de 1 a 10:


1.De qual livro foi retirado o texto Liberdade?
___________________________




De quem é a autoria? ________________________________



(Nas questões 2 a 7, assinale a alternativa correta)

2.O texto afirma que

(A) a escravidão depende das escolhas das pessoas.

(B) a liberdade de um acaba onde começa a liberdade
de outrem.

(C) as criaturas combatem a liberdade com entusiasmo
juvenil.

(D) os sentimentos sombrios deslumbram a liberdade.

3. O resultado de
ser livre é

(A) ampliar a órbita da vida.

(B) cantar a liberdade como nossos avós.

(C) viver sem sonhar.

(D) viver sem qualquer obrigação.

4. A liberdade é
tão fundamental ao homem que

(A) certamente se prefere a morte à liberdade.

(B) com liberdade tudo se consegue na vida.

(C) onde não há liberdade não há pátria.

(D) sem liberdade não se constrói coisa alguma.

5. Em “Ser livre é
ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado (…)”


os termos destacados se referem a pessoas
que


(A) comportam-se de forma imprevisível.

(B) desobedem às regras e às convenções.

(C) fazem só o que os outros lhes determinam.

(D) sabem muito bem o que devem realizar.

6. No segundo
parágrafo do texto, entende-se que a Liberdade é

modernos.

(A) a inspiração para cantos antigos e

(B) o bem mais precioso do homem.

(C) um bem esquecido por nossos parentes.

(D)
uma luta que, às vezes, vale a pena travar.

07. A questão
central tratada no texto é

(A) a emoção dos antepassados.

(B) a felicidade das pessoas

(C) a liberdade humana.

(D)o
combate à escravidão.

8.Qual o significado da palavra liberdade para
você?

9.Você acha que 
o Brasil, atualmente, é uma nação livre? Justifique sua resposta?

10.Releia: “Ser livre é não ser escravo; é agir
segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e
essa cabeça para encontrar um caminho” (4º parágrafo). Como você compreende  esse trecho?

Gabarito:

1.Escolha seu sonho. Cecília Meireles(O aluno deve
saber encontrar as informações sobre o texto, ver que estão logo abaixo e que o
sobrenome na bibliografia vem primeiro, que o nome do livro geralmente aparece
em itálico…)

2 B, 3 A, 4 C, 5 C, 6 B, 7 C

8, 9 e 10 – respostas pessoais.

 

Este post tem 26 comentários

  1. Angela

    Olá, também adaptei esta atividade para 7º ano. Achei bem legal!

  2. Anônimo

    Olá, meu nome é Tiago,gostei muito desta atividade, estou cursando o 7° ano e minha professora de português gosta de colocar na prova muitas interpretações, e essa daí me ajudou bastante! Obrigado. !

  3. Anônimo

    parabéns pelos exercicios, gostei muito. Espero que me ajudem na prova!!

  4. Anônimo

    não gostei do texto

  5. Anônimo

    Gostei muito,ajudou-me nas aulas.

  6. Anônimo

    Adorei , vou usar em minhas aulas.

  7. Anônimo

    Eu não concordo com a resposta da pergunta 5, não seria a letra "D"??????

  8. Anônimo

    eu também não concordo com a resposta da questão 5. eu marcaria a letra "D"

  9. ester

    Obrigada, ajudou muito em minhas aulas para trabalhar a interpretação.

  10. Rose

    Gostei muito do texto, apliquei também na minha turma do 7º ano.
    Em relação a resposta do número 5, para mim, é mesmo a letra C se os termos destacados forem os seguintes: autômato e teleguiado.

  11. Anônimo

    Parabéns pelo blog,texto bom e perguntas boas!!
    Deus te abençoe 🙂

  12. Unknown

    é repudiar, ou seja, ser contra a ação de "fazem só o que os outros lhes determinam".
    Esta é a resposta correta. Letra C.

  13. Anônimo

    Olá, tenho acompanhado várias interpretações postadas por você, estou gostando bastante, pois há coerência em sua proposta. Parabéns!!

  14. Anônimo

    Não concordo com a 5ª questão
    Acho que a resposta é a letra D

  15. Olá, mas resposta é mesmo a C pois autômato quer dizer "Pessoa que não pensa nem age por si mesma" e teleguiado na linguagem figurada "Diz-se de, ou pessoa que é inteiramente submissa à vontade de outra". Algumas pessoas estão confundindo a palavra AUTÔMATO com AUTÔNOMO, mas o significado são muito diferentes.

  16. Anônimo

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  17. Anônimo

    estas atividades são ótimas. que Deus continue te abençoando para fornecer atividades tão contribuintes para nós professores. Pois me formei em 2012 e tenho apenas 22 anos de idade e o ano passado foi o primeiro ano de serviço e este ano com o auxilio da internet posso encontrar coisa interessante, em blogs como o seu. Parabéns !!!!!!!!!!!!!! Nany

  18. Anônimo

    Ola, professora, achei o seu blog ótimo e me atrevi a copiar alguns textos para enriquecer minhas aulas. Grata…………….Nadia

  19. Olá Nany e Nadia, que bom que vocês gostaram, a ideia é essa, compartilhar. Voltem sempre e se tiverem alguma sugestão ou quiserem compartilhar alguma atividade é só entrar em contato. Um abraço, Fá

  20. Anônimo

    Tenho 11 anos,e direto fico fazendo interpretação de texto,Parabéns pelo blog me ajudou muito,gostei,Deus te abençõe…Geovanna

Deixe um comentário