A atividade será dividida em 2 partes –
interpretação e produção textual
interpretação e produção textual
A DESPEDIDA
Zeca
entendeu tudo na hora. Deu um grande abraço no
irmão. Trocaram um olhar, e meio que
combinaram tudo, sem dizer nenhuma palavra. Foram detrás do
prédio. Não acharam nenhum lugar de que gostassem. Caminharam um pouco mais e chegaram
num terreno baldio. Pararam perto duma árvore, cavaram a terra com as pazinhas
que tinham trazido. Enterraram o hamster no maior silêncio.
entendeu tudo na hora. Deu um grande abraço no
irmão. Trocaram um olhar, e meio que
combinaram tudo, sem dizer nenhuma palavra. Foram detrás do
prédio. Não acharam nenhum lugar de que gostassem. Caminharam um pouco mais e chegaram
num terreno baldio. Pararam perto duma árvore, cavaram a terra com as pazinhas
que tinham trazido. Enterraram o hamster no maior silêncio.
Cobriram
a cova com a terra. Com tristeza, com dor, Zeca fez uma cruz com dois paus de
madeira que encontrou pelo caminho e amarrou com elástico. Com uma caneta
escreveram: “Olhos vermelhos. Dez meses de idade. Saudades de Edu e Zeca.”
a cova com a terra. Com tristeza, com dor, Zeca fez uma cruz com dois paus de
madeira que encontrou pelo caminho e amarrou com elástico. Com uma caneta
escreveram: “Olhos vermelhos. Dez meses de idade. Saudades de Edu e Zeca.”
Voltaram
para casa chorando. Edu se apoiava em Zeca, que
caminhava devagarinho, sentindo que a ocasião não era pra
nenhuma estanabação. Deu o tempo que o Edu precisava. Não
disse nada, nem ouviu nada. Só silêncio e lágrimas rolando.
para casa chorando. Edu se apoiava em Zeca, que
caminhava devagarinho, sentindo que a ocasião não era pra
nenhuma estanabação. Deu o tempo que o Edu precisava. Não
disse nada, nem ouviu nada. Só silêncio e lágrimas rolando.
Em
casa, Edu se trancou no quarto. Não quis saber de mais nada. Nem de jantar,
muito menos de conversar ou ver tevê. Zeca até emprestou o seu videogame, mas
nem isso animou o Edu. Deitado na cama, olhos fechados, coberto até o
pescoço, porque estava sentindo frio, só pensava na falta que Olhos Vermelhos
ia fazer. Chorou até dormir. Dormiu de cansaço.
casa, Edu se trancou no quarto. Não quis saber de mais nada. Nem de jantar,
muito menos de conversar ou ver tevê. Zeca até emprestou o seu videogame, mas
nem isso animou o Edu. Deitado na cama, olhos fechados, coberto até o
pescoço, porque estava sentindo frio, só pensava na falta que Olhos Vermelhos
ia fazer. Chorou até dormir. Dormiu de cansaço.
Edu
sofria, Zeca chamava o irmão pra ler suas revistinhas, mas Edu nem se
interessava… A mãe insistia pra que ele fosse dar umas voltas, brincar com os
amigos, jogar futebol, apostar corrida, pedalar na bicicleta. Ele só
queria ficar em casa. Pensando.
sofria, Zeca chamava o irmão pra ler suas revistinhas, mas Edu nem se
interessava… A mãe insistia pra que ele fosse dar umas voltas, brincar com os
amigos, jogar futebol, apostar corrida, pedalar na bicicleta. Ele só
queria ficar em casa. Pensando.
Resolveu
desenhar num caderno grosso tudo o que lembrava as aprontações e da carinha
marota de OlhosVermelhos. Ficava horas nisso… Tinha perdido alguém
que adorava! E quem perde alguém tão querido não sai dando voltas
por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina.
Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. Muito
duro. Talvez mais tarde encontrasse alguma coisa que o consolasse. Agora, por
enquanto, nesse momento, não tinha nada, nadinha! Só um coração vazio.
desenhar num caderno grosso tudo o que lembrava as aprontações e da carinha
marota de OlhosVermelhos. Ficava horas nisso… Tinha perdido alguém
que adorava! E quem perde alguém tão querido não sai dando voltas
por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina.
Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. Muito
duro. Talvez mais tarde encontrasse alguma coisa que o consolasse. Agora, por
enquanto, nesse momento, não tinha nada, nadinha! Só um coração vazio.
(ABRAMOVICH, FANNY.IN: OLHOS VERMELHOS .SÃO
PAULO: MODERNA ,1995.)
PAULO: MODERNA ,1995.)
1ª
parte – Interpretação e análise
parte – Interpretação e análise
1.Qual
é a autoria do texto? Em qual livro está publicado?
é a autoria do texto? Em qual livro está publicado?
2.Qual
o tema principal de A despedida?Assinale
apenas uma alternativa:
o tema principal de A despedida?Assinale
apenas uma alternativa:
( ) animal de estimação ( )
lidar com as perdas de algo ou alguém
lidar com as perdas de algo ou alguém
( ) amizade ( ) afeto
entre irmãos
entre irmãos
3.
Quem era Olhos Vermelhos?
Quem era Olhos Vermelhos?
4. Quem
eram Edu e Zeca?
eram Edu e Zeca?
5.Qual
dos dois meninos ficou mais triste pela perda? Qual poderia seria o motivo?
dos dois meninos ficou mais triste pela perda? Qual poderia seria o motivo?
6.Qual
a relação entre o título A despedida e o
texto? Explique com suas palavras
a relação entre o título A despedida e o
texto? Explique com suas palavras
mais sugestões, a produção e o gabarito:
7. Que
outro título você daria, considerando a relação com o texto?
outro título você daria, considerando a relação com o texto?
8. Escreva
duas ações que estão no texto comprovando que Zeca se importava com o sofrimento
do irmão.
duas ações que estão no texto comprovando que Zeca se importava com o sofrimento
do irmão.
9.”E quem perde alguém tão
querido assim não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou
tomando sorvete na esquina.” Você concorda com essa ideia? Justifique sua
resposta.
querido assim não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou
tomando sorvete na esquina.” Você concorda com essa ideia? Justifique sua
resposta.
10.
Você já sofreu uma grande perda? Se quiser, relate em um parágrafo a sua
experiência e como lidou com isso.
Você já sofreu uma grande perda? Se quiser, relate em um parágrafo a sua
experiência e como lidou com isso.
2ª
parte
parte
Produção
de texto.
de texto.
Continue
o texto, elaborando um final bem interessante. Lembre-se de manter:
o texto, elaborando um final bem interessante. Lembre-se de manter:
o foco
narrativo (nesse caso, 3ª pessoa)
narrativo (nesse caso, 3ª pessoa)
a
coesão (ligação) com o texto lido.
coesão (ligação) com o texto lido.
a coerência
(sentido) em relação ao que você leu.
(sentido) em relação ao que você leu.
fazer parágrafos
usar
pontuação adequada
pontuação adequada
mínimo
12 linhas
12 linhas
Gabarito- sugestão
1.Fanny Abramovich – Livro Olhos
Vermelhos
Vermelhos
2. A perda…os outros temas até
podem aparecer mãos o principal é lidar com as perdas de algo ou alguém
podem aparecer mãos o principal é lidar com as perdas de algo ou alguém
3. O
hamster
hamster
4.
Eram dois irmãos.
Eram dois irmãos.
5.
Edu, o hamster era dele e pelo contexto era mais novo que Zeca.
Edu, o hamster era dele e pelo contexto era mais novo que Zeca.
6. A
despedida de alguém que era amado pelos meninos e que morrera, no caso, o
hamster e como eles lidariam com a perda.
despedida de alguém que era amado pelos meninos e que morrera, no caso, o
hamster e como eles lidariam com a perda.
7. a
10. (resposta pessoal)
10. (resposta pessoal)
bacana professora, vou usar com meus alunos.
muito bom
!!!!!!!!!!!!!!
legal gostei me ajudou muito na prova de interpretaçao de texto tirei 7,0
Texto perfeito… para refletir sobre a gramática textual, deu para explorar bastante o uso de advérbios e locuções adverbiais.
Achei otimo a postagem consegui termina toda minha li;'ao muito obrigado !!!!
vc e feia
PROFESSORA,VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS PELO RICO BLOG.USEI ALGUNS TEXTOS.
OBRIGADA
texto maravilhoso
Parabéns! A interpretação sempre aliada à produção textual!!!
Leila Brito
excelente trabalho…aproveitei alguns textos para trabalhar com os meus alunos…
amei o texto,adorei!! <3
É mesmo!!
Meus alunos adoraram !!!