O menino e o arco-íris -Interpretação de texto 8º/9º anos


(atividade adaptada do Saresp 2004, acrescentei outas questões)


O menino e o arco-íris
Era uma vez um
menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e
os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava
certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos
mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão,
quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois
da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos
copos: no fim
de tudo era vidro e só vidro.
Mais tarde
pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais
interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e
bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se
acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.
Não pensava,
não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade.

Quando pôde
sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço
possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e
um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o
trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade:
canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da
rua, voltou para o seu quintal.

O tédio levou
o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem
do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no
cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que
as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!
Desde então,
todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém
lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou
a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio.
E daí?
(GULLAR,
Ferreira. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5)
Após ler atentamente o texto,
1.Identifique
Título:
Autor:
Obra da qual faz
parte:
2.“Mas logo se
acostumou a todos eles”.O termo em destaque refere-se no texto a
(A) animais no
quintal.
  
                      
(B) cadeiras e
mesas.
 
(C) sapatos e
copos.
     
                     
(D) jogos de
azar.
3. Pode-se
concluir que o tema do texto é
(A) a
curiosidade.
                               (B) a insatisfação.         
(C) a
natureza.
                                   (D) a saudade.
4. De acordo com o
texto, o menino procurava, desde criança, por
(A) alguma
coisa surpreendente.
            (B) galinhas e plantas interessantes.
(C) um
arco-íris.
                                   (D) banhos de
mar.
5. E daí?” A frase final do texto demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do menino é de

(A) pena e
desespero.
                                 (B) simpatia e
aprovação.
(C)
indiferença e conformismo.
                     (D) esperança
e simpatia.
6. Desceu pela
margem, examinou: eram coloridas!”
No trecho, os
sinais de pontuação empregados assinalam
(A) o tédio do
menino.
                                (B) a surpresa
do menino.
(C) a dúvida
do narrador.
                            (D) o
comentário do narrador.
7. Esse texto é:
(A) uma crônica      (B) uma notícia  (C) 
informativo       (D)
fábula

8. Como você descreveria o
menino?

9. Por que o menino sempre
abandonava as coisas que encontrava?

10. Comente sobre o
desfecho do texto, dando sua opinião.

 

Obs.: No livro O menino e o arco-íris os textos falam sobre o cotidiano de uma forma encantadora, misturando
humor e lirismo para leitores de todas as idades.

Este post tem 31 comentários

  1. Anônimo

    Adorei esse texto mesmo no fim que ele vai para um manicomio eu acho interessante que ele quer aprender coisas novas quer fazer coisas novas ele gosta de revolucionar é muito intressante

  2. Anônimo

    Gostei muito e usarei em minhas provas para o 8º Ano.

  3. Anônimo

    Amei o texto ele é de grande valia para a proposta de trabalhando que venho desempenhando com minhas turmas.Uma bração.

  4. Anônimo

    Boa tarde!

    Estou estudando esse texto e fiquei na dúvida quanto ao gênero a que pertence. Sei q é classificado como crônica, mas me parece mais um conto. Poderia esclarecer essa dúvida?

    Desde já, obrigada.

  5. Realmente há algumas semelhanças entre conto e crônica, e às vezes fica difícil de ter certeza, mas um dos atributos da crônica é ser um gênero híbrido que oscila entre a literatura e o jornalismo, é feita para veicular em jornal ou revista, resultado da visão pessoal, particular, subjetiva do cronista ante um fato qualquer, colhido no noticiário do jornal ou no cotidiano. No caso desse texto, é realmente uma crônica, pois foi escrita nos anos 60 para o “Jornal do Brasil”.
    Se quiser saber mais sobre a diferença entre esses gêneros, tem um matéria ótimo em http://www.slideshare.net/AulasDePortugues/portugus-contos-e-crnicas.
    Um abraço,

  6. Anônimo

    Adorei …o meu filho de 10 anos está tendo dificuldades em interpretação de texto e eu quero muito ajuda-lo desde ja, para que essa dificuldade não cresça num futuro próximo e foi esse livro que eu loquei na biblioteca para ele ler…hahaha agora terei material para estudar com ele 🙂 me ajudou muuito obrigada!!

  7. Anônimo

    Seu blog é maravilhoso! Parabéns por estar compartilhando seus conhecimentos com todos!

  8. Anônimo

    Adorei visitar seu blog, recomendo para os amantes da leitura!!

  9. Unknown

    Adorei! Vou usá-lo em sala de aula…Obrigada!
    Josiane

  10. Anônimo

    Precisamos muito deste suporte! obrigada!
    Marinei Auzier.

  11. Anônimo

    EU ADOREI ESSE TEXTO
    MUITO LEGAL !!!
    EU AMEI
    PARABENS PELO SEU TRABALHO

  12. Anônimo

    Obra é o livro, então a pergunta é: qual o livro que contém esta cronica?

  13. Anônimo

    Qual é a letra b) na questão 3 ?

  14. Anônimo

    Você conhece o livro AS TRêS PARTES? Muito bom para trabalhar em sala de aula. Entrego um quadrado de color set para os alunos, eles desenham a casinha igual a do livro, faz a divisória em trÊs partes, enquanto eu conto a história,eles vão montando os seres e os objetos que a casinha vai se transformando. http://www.youtube.com/watch?v=w6JoQxJgb3Y. Abraços.

  15. Anônimo

    Realmente, as questões são excelentes !
    Porém, me parece que todas as respostas são letra "a" .
    Pode me explicar , o porque das alternâncias ?
    Obrigado !

  16. Achei muito interessante a sua dica, realmente não conhecia e gostei muito do livro e espero usá-lo em oficinas com os alunos das séries iniciais. Abraços,

  17. Anônimo

    corta pra 18

  18. Anônimo

    Adoreiii…. principalmente a parte do arco íris

  19. Anônimo

    Tinha questões que poderia considerar outras

  20. Anônimo

    Na 2 num poderia ser cadeiras e mesas.porque ele teve que se acostumar com essas coisa antes dos animais nos quintais

  21. Está no trecho "…descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles…então no caso realmente se refere aos animais.

  22. Anônimo

    A insatisfação

  23. São apenas sugestões de respostas, sempre se pode "ver" de outra perspectiva e assim considerar outra possibilidade.

  24. Anônimo

    os textos são enormes, fica complicado para inseri-los em provas.

  25. Anônimo

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  26. Insiro meus textos em provas normalmente. Ou quando são várias salas eu produzo um número x de cópias e dou a folha de prova separadamente. Acredito que alunos do fundamental 2 devam ler textos mais complexos, não acha?

  27. Na questão 02, você diz: "O termo em destaque…", porém não destacou nenhum. Seria: "eles"?

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