Atividade -Texto para interpretação – O clima em mutação

O clima em mutação
O  que dizem os cientistas sobre as chuvas na Europa e o fogo que destruiu florestas
no Brasil e em Portugal
           Furacões cada vez mais constantes. Chuvas torrenciais como as que provocaram deslizamento de terra e
enchentes na Suíça, Alemanha e Áustria. E que soaram o alarme na Romênia, onde
milhares ficaram desabri
­gados e mais de três
dezenas morreram arrastadas pelas enxurradas. A lista de catástrofes climáticas
da semana passada inclui ainda o verão mais quente dos últimos 15 anos na
Península Ibérica. Só em Portugal, foram mobilizados quatro mil bombeiros,
quase mil veículos e 40 aeronaves para conter a fúria das chamas que destruíram
uma área verde do tamanho de 30 mil campos de futebol
         
No Brasil, a má notícia ficou por conta das chamas que engoliram metade
de um parque nacional na ilha Bandei
­rante,
no Paraná. São todos sinais da tão anunciada mudança climática, certo?
         A resposta é sim e não. Quando se
trata de
prever o clima, não há certezas absolutas. “É impossível garantir de pés juntos
que o aumento na incidência desses even
­tos
extremos não seja conseqüência da
mudança climática”, diz
o pesquisador – Paulo Artaxo, da Universidade de São Paulo (USP). “Mas
também é impossível garantir que seja”, completa.
       
Estudar o clima é uma atividade com
­plexa por vários motivos. Primeiro porque as análises
meteorológicas levam muitas coisas em consideração, como a quantidade de
poluentes emitidos pelas chaminés e a capacidade de as florestas em absorver
esses gases causadores do efeito estufa, que criam uma capa protetora e impedem
o calor do Sol de voltar ao espaço. Também não existe um único sistema de
previsão climática, o que inviabiliza análises comparativas.
         Por último, é impossível colocar em
prática
experimentos
de longo prazo. A verdade é que não há conhecimento suficiente para garantir as
flutuações do clima no médio e longo prazo. Diante da tamanha ignorância, os
cientistas alertam, é importante cuidado com o
que lançamos na atmosfera. “Não pode
­mos tratá-Ia como uma gigantesca lata de  lixo porque isso cedo ou tarde pode
trazer
sérias
conseqüências”, avisa Artaxo. Ele compara o clima da Terra a um doente:
     “Enquanto não se sabe qual é a
doença, o melhor remédio é não abusar”
      [  
]

DARLENE MENCONI. ISTO É. 21 set 2005
(Fragmento).

 Vocabulário:

torrenciais –
abundantes/excessivas

incidência –
ocorrência

inviabiliza- impede/impossibilita

flutuações- mudanças

Para ver as questões sugeridas, clique abaixo:


1.Este texto
é trecho de uma reportagem publicada numa revista.


a)Qual o
título?


b)Quem
escreveu?


c)Em qual
revista foi publicado?

2..Qual é o
assunto abordado no texto? Assinale a alternativa correta:


(   ) poluição
ambiental                                               (   ) ecologia


(   ) chuvas e
queimadas na América do Norte          (   ) mudanças climáticas Brasil e exterior




3.O que os
cientistas já concluíram a esse respeito? Assinale a alternativa correta:


(   ) a culpa é
só do ser humano


(   ) o ser
humano não tem culpa do que acontece


(   ) que ainda
não há conhecimento suficiente para explicar as causas dessas mudanças
climáticas.


(   ) é um
problema da própria natureza

4.As
informações da reportagem foram obtidas junto a um especialista. Qual o nome
dele?


5.Por que os
cientistas nos aconselham a tratar a natureza com maior respeito?


6.Na sua
opinião, como o homem tem tratado a natureza? O que tem contribuído para que
ocorram tantas mudanças climáticas?


7.
Cite um problema ambiental recente que foi amplamente divulgado pela mídia
(qual, em que local e as consequências).

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