Os alunos do 6º. Ano leram e ouviram várias fábulas. Escolheram algumas para encenar. Criaram cenários, personagens para divulgar as fábulas para outros alunos. Ficou muito interessante. Teve Festa no céu, corrida entre lebre e tartaruga, a onça querendo enganar o macaco, o galo que enganou a raposa e muitas outras histórias. Além de aprender bem o gênero estudado, a garotada colocou em prática a criativadade, a desenvoltura e o prazer de ler e contar histórias.
O que são fábulas?
Gênero textual fábula – pequena narrativa que serve para ilustrar algum vício ou alguma virtude e termina com uma lição de moral. A grande maioria das fábulas retrata personagens como animais ou criaturas imaginárias, que representam os traços de caráter (negativos e positivos), de seres humanos. Em outras palavras: na fábula os animais sentem agem e pensam como os seres humanos e no final sempre há fundo moral para a educação humana e crítica aos valores de nossa sociedade.
As fábulas são as mais antigas maneiras de se contar histórias. Muitos escritores dedicaram-se às fábulas, mas três ficaram mundialmente famosos: o grego Esopo (século VI a.C.), o latino Fedro (15 a.C. – 50 d.C.) e o francês Jean de La Fontaine (1621 – 1695). No Brasil, Monteiro Lobato (século XX) adaptou e divulgou as fábulas.
Alguns exemplos de simbologia nas fábulas:
Coruja – sabedoria, bons conselhos, vigilância e meditação; capacidade de enxergar nas trevas; filosofia
Raposa – astúcia, esperteza
Lobo-mau – metáfora do homem sedutor, dos instintos maus do homem
Leão – força, poder
Urso – força, poder
Ovelha – mansidão, calma, ingenuidade
Pavão – vaidade
Tornei-me fã.